
A Polícia Civil confirmou nesta segunda-feira (25), que morreu no hospital, na tarde de domingo (24), Ricardo Silva Moreira, de 21 anos, suspeito que havia sido baleado por um policial militar após o tiroteio que matou outras duas pessoas na festa da cidade de São Mateus, na madrugada de domingo (24). Ricardo havia sido socorrido para o Hospital Roberto Silvares, no município, junto com outras duas vítimas baleadas. A informação é de Wilson Rodrigues, da Rede Notícia.
Segundo a Polícia Militar, ele foi visto correndo com uma pistola na mão após o tiroteio. Ricardo foi perseguido por PMs, e ao chegar no estacionamento, teria apontado a arma para os policiais, sendo baleado pelo agente.
Motivo do tiroteio
De acordo com a Polícia Civil, o motivo do tiroteio decorreu do encontro no evento de envolvidos no tráfico no Km 35 com envolvidos no tráfico no Km 41, comunidades do interior de São Mateus, que são rivais no tráfico de drogas. Diante do encontro entre os traficantes, começou a troca de tiros entre eles. Pedro Henrique Machado Boa, de 17 anos, morador do Km 41, faleceu no local. Eliomar Neves de Almeida, de 51 anos, também morreu no local vítima de bala perdida.
Versão da PM
Segundo a Polícia Militar, o crime começou perto de um dos bares da festa, no Parque de Exposição, localizado no bairro Residencial Parque Washington, em São Mateus. Militares foram comunicados por populares haviam dois homem baleados em um bar dentro do evento. Imediatamente as equipes entraram no local e constatou o fato, sendo acionado o Corpo de Bombeiros para o socorro das vítimas, que acabaram evoluindo a óbito ainda no local.
Ainda durante o atendimento da ocorrência, os militares puderam ouvir mais disparos de arma de fogo nas imediações, sendo constatado que outros dois homens tinham sido baleados. Durante a ação, uma equipe da PM flagrou o momento do crime e viu um suspeito de 21 anos, identificado como Ricardo Silva Moreira, fugindo com uma pistola na mão, sendo ele perseguido. Já no estacionamento, o suspeito recebeu ordem de parada, mas desobedeceu e apontou a arma para o PM, que atirou em resposta. O indivíduo foi alvejado e com ele foi apreendida a pistola, dois carregadores e munições.
As outras duas vítimas dos disparos e o suspeito, também alvejado, foram socorridos e encaminhados ao Hospital Roberto Silvares. O suspeito morreu no hospital na tarde de domingo (24). A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Regional de São Mateus.
Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o Serviço Médico Legal (SML) de Linhares, para serem necropsiados, e posteriormente liberados para os familiares.
O depoimento de sobreviventes
“Meu Deus, foi um momento assustador”, disse uma adolescente. “Tudo aconteceu atrás de mim e dos meus amigos, muitos tiros, nos jogamos no chão, gente se escondendo debaixo dos carros, só agradecer a Deus pelo livramento”, desabafou uma empresária. “Foi muito desespero”, relata um homem. Os relatos de como tudo ocorreu se multiplicaram pelas redes sociais durante todo o dia.
Festa continuou após mortes
Mesmo depois das cenas de terror vivenciadas por milhares de pessoas na madrugada deste domingo (24), durante um tiroteio que resultou na morte de três pessoas, a Prefeitura de São Mateus, sem tocar no assunto, divulgou a programação da festa da cidade da noite de domingo, que tinha como estrela principal a cantora Naiara Azevedo. A Prefeitura é a organizadora do evento. Duas pessoas ficaram feridas. Diversas pessoas passaram mal, entre elas, a cantora Japinha Conde, que desmaiou e saiu carregada do palco. O evento não só continuou, como lotou de pessoas.