Sistema imunológico pode ser a resposta no tratamento contra câncer, afirmam estudiosos

Compartilhe

A resposta para a cura do câncer pode estar no nosso sistema imunológico. Pesquisadores de uma universidade do País de Gales, na Grã-Bretanha, estão desenvolvendo um método em laboratório que pode destruir o câncer de próstata, de mama, de pulmão e outros tipos. 

A equipe da universidade estudava uma forma de o sistema imunológico atacar naturalmente os tumores, já que ele é a defesa natural do corpo contra infecções e também contra células cancerígenas. A partir do estudo, foi encontrada uma célula chamada linfócito T, que identifica e ataca essas células malignas, preservando as saudáveis. 

Segundo os estudiosos, a diferença nessa célula T é que ela pode escanear o corpo em busca de novas ameaças e pode tratar qualquer tipo de paciente. O que está sendo pesquisado agora é como essas células agem dessa forma. 

A ideia dos pesquisadores é coletar o sangue do paciente em tratamento e extrair também as células T do corpo. Com isso, elas seriam modificadas geneticamente e reprogramadas para constituir o receptor que encontra o câncer. Após esse processo de aperfeiçoamento, as células seriam reinseridas no paciente. 

O estudo ainda não foi testado em humanos, mas pesquisadores que não estão participando dos testes acreditam que, apesar de ser muito cedo para afirmar, o método tem grande potencial. 

Foto: Pixabay

Leia também

Doze hospitais estão aptos a realizar a trombectomia mecânica no Brasil

O AVC isquêmico — mais conhecido como derrame — passou a fazer parte da Tabela de Procedimentos, Medicamentos,...

Boi gordo registra forte alta no preço nesta segunda-feira (4)

A cotação do boi gordo apresenta forte alta nesta segunda-feira (4). Com isso, o produto é negociado a...

Instituto emite alerta de chuvas fortes para 34 cidades do ES; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de chuvas intensas para municípios capixabas, nesta sexta-feira (08). O...

Sul do ES: professora suspeita de tráfico de drogas é presa dentro de banheiro

  Uma professora de 39 anos foi presa em Castelo, no Sul do Espírito Santo, suspeita de tráfico de...

Brasil: 66 milhões de adultos não têm o ensino médio completo

No Brasil, 66 milhões de pessoas com mais de 18 anos não têm o ensino médio completo. Do...

Multidão participa do 5º Advento em Família da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Barra de São Francisco

Aconteceu neste final de semana, o 5º Advento em Família da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil...