Sistema Cantareira fechou maio com 41,6% da capacidade

Compartilhe

O Sistema Cantareira, maior reservatório da Região Metropolitana de São Paulo, encerrou maio operando com 41,6% da capacidade, o menor nível para o mês desde maio de 2016. Naquele ano, o volume estava em 37%. Os dados são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em 2015, com os efeitos da crise hídrica, o sistema operava negativo, com -9,7%.

Em nota, a empresa informou que não há risco de desabastecimento neste momento, mas “orienta o uso consciente da água, em qualquer época e em todos os municípios em que opera”. A companhia destacou que o Cantareira faz parte do Sistema Integrado Metropolitano, que é composto por mais seis mananciais: Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço.

“Desde a crise hídrica, os investimentos da companhia tornaram o Sistema Integrado mais robusto e flexível (sendo possível abastecer áreas diferentes com mais de um sistema), com destaque para a implantação do novo sistema São Lourenço e para a interligação da bacia do Paraíba do Sul com o Cantareira”, diz o texto. Segundo a Sabesp, considerando o sistema integrado, a operação se dá com 56,9% da capacidade, nível similar ao de maio de 2021 (55,7%).

A companhia destacou que outras ações foram feitas para assegurar a segurança hídrica na região metropolitana. Entre elas, está a ampliação da infraestrutura, com destaque para a interligação Jaguari-Atibainha e o novo sistema produtor São Lourenço, que foram entregues em 2018. A empresa apontou também a redução de perdas na distribuição, reduzindo o índice de perdas totais na área atendida de 41%, em 2004, para 27,9% em 2021.

É feita ainda a redução de pressão à noite com objetivo de evitar perdas por vazamentos e rompimentos. Isso ocorre no horário de menor consumo e “quando o uso é retomado, a pressão é reajustada”. Além disso, campanhas com orientações para incentivar a economia no consumo de água.

Sistema Cantareira fechou maio com 41,6% da capacidade

Leia também

Homem morre após ter parte do corpo queimado em Nova Venécia

Um homem morreu após ter grande parte do corpo queimado, na madrugada deste domingo (26), no bairro Vista...

Hortões entregam legumes e verduras para Apae, Centro de Apoio Alimentar e Refeição Amiga

Os dois hortões municipais gerenciados pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) no Polo Municipal e em parceria com...

Ministério da Saúde anuncia quarta dose de vacina contra Covid-19 para pessoas acima de 40 anos

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (20) a segunda dose de reforço, ou quarta dose, da vacina...

Governo brasileiro cumprimenta presidente eleito da Colômbia

Dois dias após a vitória nas urnas, o governo brasileiro emitiu uma nota de congratulação ao presidente eleito...

Artistas da terra podem se inscrever até sexta-feira (24), para participar da 23ª Pomitafro

  Estão abertas, por meio de chamamento público, as inscrições para artistas da terra (cantores solos, duplas, tocadores e...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta segunda-feira (20)

A saca de 60 quilos do café arábica começou a segunda-feira (20) com queda de 0,12% no preço...

Papa: oração e ajuda concreta aos irmãos que sofrem

  Na manhã desta quinta-feira (23) o Papa Francisco recebeu os participantes da Assembleia Plenária da Reunião das Obras...