Sicoob disponibiliza mais de 5 mil exames para detecção precoce do câncer de próstata

Compartilhe

Muitos homens deixam de ir a uma unidade de saúde por não acharem importante os exames preventivos ou por preconceito. Diante do quadro, o projeto Prevenir, realizado pelo Sicoob ES, vai ao encontro do movimento Novembro Azul, que visa conscientizá-los sobre a prevenção ao câncer de próstata.

Para conscientizar os homens em relação ao cuidado que devem ter com a sua saúde, o projeto está disponibilizando 5.069 exames gratuitos de PSA e também de consultas com urologistas, a fim de detectar previamente a doença.

A iniciativa é das cooperativas do Sicoob Norte e Sicoob Sul-Serrano e contempla 11 municípios: São Domingos do Norte, Brejetuba, Afonso Cláudio, Iúna, Ibatiba, Irupi, Muniz Freire, Domingos Martins (Pedra Azul), Ibitirama, Conceição do Castelo e Laranja da Terra.

O investimento total chega a quase R$ 60 mil. Os procedimentos são oferecidos a partir de parcerias firmadas com laboratórios e clínicas especializados.

“Nossa intenção é motivar mudanças de hábitos para que os homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência. O diagnóstico antecipado é a melhor maneira de evitar futuras complicações, com até 90% de chances de cura. Por isso, o Sicoob ES abraça a campanha Novembro Azul e intensifica suas ações de solidariedade nesta época do ano, por meio do projeto Prevenir Homem”, afirmou o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim.

Outubro Rosa

Em outubro, as cooperativas do Sicoob ES, por meio do projeto Prevenir, promoveram a mulheres de todo o ES e também do RJ acesso gratuito a mais de 9 mil mamografias gratuitas para prevenção do câncer de mama.

A iniciativa abrangeu 47 municípios capixabas e quatro municípios fluminenses, em um investimento total de R$ 531, 2 mil.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Os fatores de risco incluem, além da idade, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares com dietas ricas em gorduras e pobres em verduras, vegetais e frutas.

Também estão presentes como fatores de risco o sedentarismo e o excesso de peso.

Sintomas

Os sintomas do câncer de próstata devem ser monitorados constantemente. Porém, na maioria dos casos, eles só aparecem quando o tumor já cresceu e está em estado avançado. Os sintomas mais comuns são:

  • Dificuldade/dor para urinar ou ejacular;
  • Dor na região dos testículos;
  • Sensação de bexiga sempre cheia, mesmo tendo urinado.
  • Urinar várias vezes durante a noite em pequenas quantidades (pingando);
  • Sangue na urina ou no sêmen;
  • Dor nos quadris, na lombar e na parte interna das coxas;
  • Disfunção erétil.

Sobre o Sicoob

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa que tem cerca de 5,2 milhões de cooperados, e está presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Oferece todos os serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online, e é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.

É formado por aproximadamente 366 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a segunda colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 3.523 pontos de atendimento em 1.934 cidades brasileiras.

Com operação no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia, o Sicoob ES tem mais de 470 mil associados. São sete as cooperativas filiadas: Norte, Leste Capixaba, Centro-Serrano, Sul-Serrano, Sul, Sul-Litorâneo e Sicoob Credirochas. Acesse www.sicoobes.com.br para mais informações.

Leia também

INDICADORES: Preço do café arábica sobe nesta sexta-feira (12)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a sexta-feira (12) com alta de 0,53% no preço...

Saiba como proceder em casos de vendaval

No Brasil, os desastres naturais meteorológicos, entre eles os vendavais, estão entre os mais frequentes e mais danosos....

Projeto Avivar tem aulão de hidroginástica no Clube Vale do Sol

A hidroginástica para os idosos do Projeto Avivar, no Clube Vale do Sol, terá uma tarde superespecial nesta...

Homem é assassinado com tiro na cabeça em Barra de São Francisco

A polícia militar do 11º BPM de Barra de São Francisco, foi acionada na manhã desta quarta-feira (10),...

Pai de padre é socorrido de helicóptero após acidente grave no quintal de casa no ES

É grave o estado de saúde de José de Souza Vieira, de 76 anos, que teve cerca de...

SEMTE constrói mais dois bueiros no Denzol e uma ponte em Monte Sinai

Mais dois bueiros com manilhas e uma ponte em escória de granito foram construídos pelos servidores da Secretaria...

INDICADORES: Preço do café arábica cai nesta quarta-feira (10)

A saca de 60 quilos do café arábica iniciou a quarta-feira (10) com baixa de 1,03% no preço...

Leilão dos imóveis da prefeitura será no dia 24 de agosto

A Prefeitura de Barra de São Francisco marcou para o dia 24 deste mês o leilão de três...