Shoppings e comércio de rua abrem neste sábado no Espírito Santo

 

Os shoppings e o comércio de rua estão autorizados a abrir em todo Espírito Santo neste sábado (8), véspera do Dia dos Pais.

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou nesta quinta-feira (6) uma flexibilização nas medidas qualificadas adotadas para cada grupo de municípios no combate à pandemia.

“Devido à contribuição que o comércio já deu nesse processo todo, estamos, extraordinariamente, autorizando que em todos os municípios, neste sábado, o comércio possa funcionar de 9h a 15h e shoppings de 12h a 20h, independente do grau de risco, por ser Dia do Pais. E também, restaurantes poderão funcionar no domingo (9), extraordinariamente, neste fim de semana”, disse Casagrande.

De acordo com Casagrande, a redução do número de óbitos por coronavírus no estado possibilitou que o governo modifique algumas das regras impostas a municípios considerados de risco baixo, moderado ou alto para o contágio pelo coronavírus.

“Cautelosamente, mantida a orientação de não aglomeração, de uso de máscara, de cuidados com higiene, achamos que é hora de fazer algumas mudanças nas medida qualificadas”, explicou.

A classificação do Mapa de Risco do estado é atualizada semanalmente. A desta semana, já com as mudanças anunciadas, foi divulgada nesta sexta (7).

Veja as mudanças:

Risco baixo:

  • bares e restaurantes poderão funcionar sem restrição de horário e dia da semana

Risco moderado:

  • Estabelecimentos comerciais poderão também funcionar aos sábados, das 09h às 15h
  • O atendimento presencial nos shoppings centers também será permitido aos sábados, das 12h às 20h
  • Os restaurantes poderão funcionar todos os dias, com atendimento ao público, até as 18h
  • Também foram liberadas as atividades aeróbicas individuais – tais como, esteira, bicicleta ergométrica, simulador de escada – nas academias de ginásticas

Risco alto:

  • Será permitido o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h
  • Os municípios com até 70 mil habitantes poderão escolher o funcionamento de terça à sábado, sendo que o horário de funcionamento aos sábados deverá ser de 09h às 15h.
  • O funcionamento de restaurantes, inclusive os de shopping centers, será permitido de segunda a sábado até às 18h

Leia mais

A jornada de um policial militar é árdua!

A jornada de um policial militar é árdua! "Enfrentamos o perigo de frente, cara a cara, e mesmo não sabendo qual será o resultado no...

MDB de Barra de São Francisco confirma convenção para o dia 16

  O Presidente da Comissão Executiva Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Barra de São Francisco, Rodrigo Turini, confirmou a convenção para o dia...

Governo federal reconhece situação de emergência em Mato Grosso do Sul por conta de incêndios

O combate aos incêndios florestais que atingem Mato Grosso do Sul, especialmente o Pantanal, vai contar com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional...

Receita Federal lança medidas para reduzir impactos da pandemia do novo coronavírus

Medidas visam combater o impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus – Foto: ...

Leia também