SGB-CPRM: Maior conhecimento sobre rochas siderianas do Nordeste

Compartilhe

O Journal of the Geological Survey of Brazil (JGSB), periódico científico do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), acaba de divulgar estudo sobre a evolução crustal de parte da porção central do Domínio Rio Piranhas-Seridó, na Província da Borborema. 

Os pesquisadores brasileiros do SGB-CPRM buscaram a identificação dos diferentes tipos de rochas existentes nas regiões alvo do estudo, por meio de métodos analíticos de investigação geológica. Técnicas de cartografia geológica com auxílio de dados aerogeofísicos, geocronológicos pelo método U-Pb em zircão e isotópicos em rocha total pelo método Sm-Nd (métodos usados para datação das rochas) foram aplicadas, o que permitiu a identificação e individualização de rochas com idades ainda pouco conhecidas na região. 

De acordo com um dos autores do artigo, pesquisador em geociências do SGB-CPRM Alan Costa, como resultado do trabalho foi obtida a identificação e individualização cartográfica de fragmentos de crosta continental de idades siderianas (2.38 a 2.45 bilhões de anos) em duas áreas na porção central do Domínio Rio Piranhas-Seridó. “Esses resultados vêm contribuir para a compreensão acerca dos processos de evolução geotectônica atuantes nesta parte da Província Borborema durante o período sideriano”, relatou. 

Na escala do tempo geológico, o período sideriano, que ocorreu entre 2.5 a 2.3 bilhões de anos, na era paleoproterozóica, apresenta-se marcado por intensas mudanças geológicas na superfície do planeta terra, como a formação de grandes depósitos de formações ferríferas bandadas (BIFs), oxigenação dos oceanos e da atmosfera, o que é conhecido como a “catástrofe do oxigênio´´, a qual teve como consequência a extinção em massa dos organismos anaeróbicos. Nesse período geológico, os processos de geração de crosta continental juvenil (rocha de fonte mantélica) vêm sendo alvo de estudos em várias partes do mundo. 

“Os dados publicados no presente trabalho contribuem para a evolução do conhecimento geotectônico de parte da Província Borborema, somando-se a dados já publicados por outros autores que vêm trabalhando na região, fornecendo assim informações que podem contribuir ao intenso debate na literatura geológica mundial acerca dos processos atuantes nessa parte do globo terrestre durante o período sideriano. Na literatura mundial, linhas de pesquisa advogam pela existência de uma aparente calmaria-estagnação na geração de crosta continental juvenil, enquanto outras linhas defendem que este período, na verdade, não se apresenta tão calmo assim em relação a esses processos”, afirma Alan Costa. 

A contribuição no contexto dos projetos do Serviço Geológico do Brasil se dá pela ampliação no conhecimento da evolução geotectônica da região, sendo esse conhecimento vital para a compreensão dos processos de geração e formação de depósitos minerais, o que pode contribuir no futuro para a descoberta de novos depósitos ou ocorrências minerais na região.

Pesquisadores do SGB-CPRM identificam rochas de idades siderianas na Província da Borborema. Foto: Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)Pesquisadores do SGB-CPRM identificam rochas de idades siderianas na Província da Borborema. Foto: Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)

Leia também

Iolanda Neves é eleita a Gari do Ano da prefeitura de Barra de São Francisco

A prefeitura de Barra de São Francisco, estará entregando, neste sábado, 14, às 19h, durante a Feira Gastronômica...

Agência Brasil explica: quem pode ser candidato no Brasil

Este ano, os eleitores brasileiros voltarão às urnas para eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais e...

Flamengo recebe Universidad Católica pela Libertadores no Maracanã

Após 12 dias fechado para o plantio da grama de inverno, o Maracanã reabrirá nesta terça-feira (17), a...

Espírito Santo alerta para baixa adesão às campanhas de vacinação contra gripe e sarampo

A menos de um mês para o fim das campanhas de vacinação contra a gripe e o sarampo,...

Covid-19: conheça os remédios contra a doença que o Espírito Santo anunciou que vai disponibilizar

  O governo do Espírito Santo divulgou, nesta terça-feira (17), que pretende disponibilizar medicamentos aprovados para tratamento da Covid-19...

MARCO DO CÂMBIO: Especialistas pedem rápida regulamentação para facilitar adaptação

Sancionado no fim do ano passado, o novo marco legal do mercado de câmbio (Lei 14.286/2021) promete modernizar,...

Sobrevivente de desabamento no Espírito Santo diz que cadela da família morreu perto dela: ‘ficou soterrada também’

Larissa Morassuti foi a única sobrevivente do desabamento de um prédio de três andares ocorrido em Vila Velha...

Pré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir de hoje

A partir de hoje (15), os pré-candidatos que vão disputar as eleições de outubro estão autorizados a realizar...