Sesport e Sesa discutem cronograma para retorno do futebol capixaba

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) protocolou junto à Secretaria de da Saúde (Sesa) um pedido para liberação dos treinamentos dos clubes de futebol capixaba, a partir do dia 26 de setembro. O pedido tem como objetivo programar a volta das competições de futebol no Estado, paralisadas em março, em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A solicitação trata também de um possível retorno das competições – séries A e B do Campeonato Capixaba –, a partir do dia 17 de outubro, que será estruturado pela Federação.

No documento enviado à Sesa estão descritos todos os protocolos sanitários que deverão ser seguidos por clubes e atletas para um retorno seguro das atividades. O material é semelhante ao que já foi aprovado pela Secretaria da Saúde para liberar o retorno aos treinos de Vitória e Real Noroeste, clubes que representam o Espírito Santo na Série D do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, esse encaminhamento à Sesa é determinante para que clubes e federação tenham tempo hábil para reorganizar a volta das competições.

“A entrega desse protocolo foi alinhada diretamente com o Gustavo Vieira, presidente da Federação de Futebol do Estado, e é importantíssima para que se estruture essa volta com segurança para atletas, comissão técnica dos clubes e arbitragem. Além disso, sabemos da importância desse retorno para os jogadores, que estão há quatro meses sem atuar”, explicou.

Apesar do otimismo, Abreu deixa claro que tudo está sendo pensado com cautela e analisando a recente melhora no enfrentamento a pandemia, principalmente, na redução dos casos de Covid-19 e da ocupação das UTI’s.

“A palavra final para a liberação é da Secretaria da Saúde e serão respeitadas. É importante frisar também que, caso a situação se agrave novamente, tudo pode ser revisto”, completou o secretário.

Centro de Treinamento

Nessa quinta-feira (23), Abreu já havia discutido com  representantes da  Sesa a volta gradual dos treinos no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, da Sesport, em Vitória, e alinhado outras demandas da área esportiva.

Na oportunidade, Abreu apresentou o protocolo sanitário desenvolvido pela Sesport para volta das atividades no CT, que incluem a liberação dos ginásios, das quadras poliesportivas e da academia para atividades de atletas de alto rendimento.

Leia mais

Governo entrega kits de alimentos a famílias atendidas pelo Programa Forças no Esporte

Já foram distribuídos quase 30 mil kits a famílias de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. ...

INDICADORES: Segunda-feira (28) registra alta no boi gordo

A cotação da arroba do boi gordo começou a semana (28) com alta de 1,23% no preço e o produto é negociado a R$...

Inaugura cobertura e reforma da arquibancada do Estádio de Ecoporanga

As melhorias no Estádio Municipal Guerino Dal’Col, em Ecoporanga, não param. A Prefeitura de Ecoporanga realizou uma Solenidade de Inauguração da Cobertura e reforma...

Veículo da auto escola Araújo de Mantena se envolve em acidente perto de Jaguaré

Um veículo de uma auto escola se envolveu...

Leia também

Brasil assina declaração sobre defesa do acesso das mulheres a promoção da saúde

Foto: Reprodução Trinta e um países, incluindo o Brasil, assinaram, em cerimônia virtual, a chamada Declaração de Consenso de Genebra, um documento no qual...

Publicadas regras de flexibilização do programa A Voz do Brasil

Apenas as rádios educativas devem manter o início da transmissão às 19h. A portaria que estabelece as condições, critérios e procedimentos para a flexibilização e...

Arrecadação prevista pelo Governo Federal em 2020 deve ter queda ‘brutal’, avalia IFI

Com a revisão mais recente feita pelo Executivo, a previsão da arrecadação do Governo Federal em 2020 terá uma redução de 12%. Em análise...

Espírito Santo autoriza funcionamento de cerimoniais infantis a partir de 3 de novembro

  O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta sexta-feira (23) a autorização para o funcionamento de cerimoniais e espaços de recreação infantis...