Sesport discute protocolos sanitários para retomada gradual das atividades esportivas

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) realizou, na última sexta-feira (10), uma reunião para discutir protocolos sanitários necessários para o retorno gradual de algumas atividades esportivas e do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho. 

A conversa, realizada por videoconferência, contou com a participação do subsecretário de Estado de Esportes e Lazer, Dório Belarmino, professores de educação física e gerentes da Sesport. 

Na pauta, os assuntos abordados foram o retorno da academia e a abertura gradual dos ginásios para atletas e paratletas de alto rendimento. Além disso, estão sendo organizados em relatórios como e quais protocolos de saúde devem ser adotados para que se inicie um processo de liberação das atividades físicas, incluindo a volta gradativa dos atletas ao Centro de Treinamento, que, de acordo com a portaria n° 0-18S, está com as atividades suspensas desde 17 de março, por consequência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). 

Além dessa reunião interna, a Secretaria de Esporte e Lazer vem realizando encontros com os presidentes das federações e outros representantes do segmento esportivo para analisar a possibilidade de retorno de algumas modalidades. Os primeiros a serem ouvidos pela Secretaria foram o presidente da Federação de Futebol, Gustavo Vieira, em decorrência de uma volta iminente das competições nacionais, e representantes de escolinhas de futebol. Ao longo da próxima semana, outras reuniões serão realizadas.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, comentou sobre a importância da reunião para analisar todas as medidas cabíveis, que devem ser realizadas pela Sesport e também pelos atletas, antes do retorno às atividades.

“Essa reunião foi de extrema importância, afinal ainda estamos enfrentando a pandemia, mas precisamos tentar analisar o que é preciso para voltar aos poucos com treinos e para liberar determinadas competições esportivas. Gostaria de ressaltar que não podemos e não vamos retornar as atividades sem a anuência e orientações da Secretaria da Saúde e sem a certeza de poder proporcionar, no Centro de Treinamento, toda a segurança e proteção para os nossos atletas e servidores”, afirmou Abreu.

Próximos passos

Após análise em reunião e aprovação do secretário, todo o material elaborado será encaminhado para a Secretaria da Saúde (Sesa), que, depois de avaliar, irá determinar a real possibilidade do retorno. Após aprovação da Sesa, o documento poderá servir como orientação para que municípios e organizações esportivas avaliem a abertura de seus espaços de treinamento e o retorno de suas atividades esportivas.

 

Leia mais

São Mateus registra primeiro caso de coronavírus no CDP; total no município sobe para 116

Com mais seis casos registrados nesta terça-feira (19),...

Pássaros, alvo de tráfico, são devolvidos à natureza pelo Ibama

A maioria das aves apreendidas era da espécie Canário-da-terra – Foto: Reprodução/Ian...

Governo Federal atua em missão em comunidades indígenas no Norte do País

– Foto: Funai/divulgação O Ministério da Defesa, em conjunto com o Ministério da Saúde...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Norte do país tem tempo chuvoso, nesta sexta-feira (4)

Previsão de tempo chuvoso na maior parte da região Norte do país, nesta sexta-feira (4). Tempo com chuva entre o Acre, Amazonas, norte de...

Leia também

Delegado se nega a usar máscara e saca arma para fazer ameaças

Um delegado da Polícia Civil foi preso na...

Projeto de reconstrução do Casarão do Barão de Aymorés será apresentado ao Governo do Estado

Engenheiro idealizador do projeto é bisneto do Barão de Aymorés e buscou parte da inspiração para o planejamento do trabalho, através de lembranças de...

‘Corrupção deve ser praticada’, diz candidato em debate

Uma gafe cometida pelo deputado estadual Wallber Virgolino...

Vacina da Pfizer contra Covid-19 entra na última fase de testes clínicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que as empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech prossigam para a fase 3 do estudo clínico da...