Secretaria de Esportes debate criação da Casa das Federações

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, realizou, na manhã desta quinta-feira (20), uma reunião com presidentes e representantes de entidades esportivas capixaba para debater a criação da Casa das Federações. A conversa ocorreu no ginásio poliesportivo Paulo Valiate Pimenta, na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória.

A reunião contou com a participação de 26 presidentes e representantes de federações esportivas, entre elas handebol, natação, ginástica, futsal e atletismo.  O Encontro foi realizado  seguindo todas as medidas e protocolos sanitários de prevenção estabelecidos pela Secretaria da Saúde (Sesa), no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), com distanciamento social entre as cadeiras e medição de temperatura dos presentes.

A ocasião serviu também para que as entidades interessadas em ocupar as salas do Edifício Portugal, no Centro de Vitória, se manifestassem. Além disso, os presidentes tiveram a oportunidade de opinar caso quisessem dividir salas com outras federações.

No encontro, o secretário de  Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, destacou a importância do diálogo com as entidades esportivas e pontuou as vantagens que acompanham a criação da Casa das Federações.

“O projeto da Casa das Federações é super importante, pois oferece às federações a possibilidade de ter uma sede física, que era um sonho antigo da maioria. A ideia do Governo do Estado é que as federações assumam apenas o condomínio do local e outros custos individuais, o que é um gasto menor comparado ao que muitos possuem atualmente”, comentou Abreu.

O presidente da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat), André Schieck, disse que a reunião faz parte do avanço que o Estado tem dado no diálogo com as federações. Ele ainda exemplificou como o projeto auxilia na realização de eventos esportivos.

“Essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento do esporte capixaba, pois, para que isso ocorra, é necessário que as federações também evoluam e, com certeza, este projeto veio em boa hora. Muitas entidades esportivas dependem da criação da Casa das Federações e, com isso, poderão direcionar o dinheiro gasto com aluguel para outras coisas, como a realização de eventos esportivos. Foi uma reunião excelente e nós acreditamos que o Estado vai avançar muito, principalmente no diálogo com as federações”, explicou Schieck.

Visita às salas

A criação da Casa das Federações vem sendo debatida há alguns meses, mas ganhou destaque na última semana, quando o secretário Júnior Abreu participou de uma reunião com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Lenise Loureiro, e traçaram ideias para a criação da Cada das Federações.

Na oportunidade, os dois secretários visitaram o Edifício Portugal, imóvel do Estado apresentado na reunião, que deve ter as salas repassadas para as entidades esportivas.

Leia mais

Empresas de rochas ornamentais estão otimistas com desempenho do setor em agosto

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito...

Espírito Santo é o único estado do Sudeste com queda no número de mortes por Coronavírus

O Espírito Santo integra o grupo dos estados que estão apresentando queda no número de mortes da Covid-19, sendo o único da região Sudeste...

Sancionada lei do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda

Empresa de Daniel Garcia aderiu ao BEm e ajudou 150 funcionários a não perderem o emprego Foto: Arquivo Pessoal O presidente da República, Jair Bolsonaro,...

Leia também

Homem morre ao perder controle de motocicleta em Colatina

Um acidente de trânsito ocorreu na manhã do último domingo (27), por volta das 10h00min, na descida do Bairro José de Anchieta, em Colatina. Segundo...