Sesport cancela edição de 2020 dos Jogos Escolares do Espírito Santo

Em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus (Covid-19) e visando a resguardar a saúde e a segurança de atletas e professores, a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) confirmou, nesta quarta-feira (29), o cancelamento dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) deste ano.

A decisão, tomada devido à situação causada em todo o País pela doença, vai ao encontro das orientações dos órgãos mundiais de saúde com relação ao isolamento e o distanciamento social como formas de evitar a propagação do vírus. Além disso, segue as definições do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro, que, com o apoio unânime das confederações integrantes dos eventos, cancelaram a realização das edições dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e das Paralimpíadas Escolares, respectivamente.

Além do Espírito Santo, pelo menos outros 12 estados já confirmaram o cancelamento de suas etapas estaduais dos Jogos Escolares, entre eles Amapá, Acre, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Norte.

Mesmo ciente da importância da competição para o Estado e na formação de atletas, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, reforçou que a decisão tomada priorizou a saúde e a segurança de atletas e demais profissionais envolvidos na competição.

“Sabemos o peso e a importância que os Jogos Escolares têm na formação de atletas e na ligação que existe entre esporte e educação. No entanto, vivemos um momento complicado e temos a necessidade de priorizar a saúde e o bem-estar de todos. Há também a preocupação com o ano letivo dos alunos, que já sofre por causa da pandemia. Por isso, cancelar a edição deste ano é a decisão mais sensata para preservar os alunos e todos os demais profissionais envolvidos nos JEES”, afirmou Abreu.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) é realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) e têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as escolas do Estado.

Além disso, contribui para o desenvolvimento integral de aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.

No último ano, a Sesport investiu cerca de R$ 2 milhões para realizar a competição, que contou com a participação de cerca de sete mil alunos, de escolas públicas, estaduais, particulares e institutos federais. As regionais dos JEES em 2019 foram realizadas nos seguintes municípios: Viana, Nova Venécia, Iúna, Montanha, Santa Teresa, Linhares, Rio Novo do Sul e Afonso Cláudio.

Em 2021

Para o ano que vem, o cenário é de mais otimismo por parte da Secretaria. Sabendo se tratar da principal competição escolar do Espírito Santo, a Sesport espera realizar em 2021 uma edição ainda melhor dos Jogos Escolares, com a participação de mais alunos e municípios.

 

Leia mais

Sesa e SEDH participam de atividades de combate à Covid-19 em comunidade cigana

As Secretarias da Saúde (Sesa) e de Direitos Humanos (SEDH) participaram, nessa segunda-feira (27), de uma...

Governo Federal inaugura obra em rodovia de Minas Gerais

No total, serão investidos R$ 190 milhões nas obras de restauração e duplicação da rodovia. Foto: Ministério da Infraestrutura Mesmo com a pandemia de Covid-19,...

Espírito Santo chega a 1.995 mortes com 62.393 casos de Coronavírus; 41.450 pessoas estão curadas

O Espírito Santo registrou, até este sábado (11), 1.995 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 62.393. Os dados foram divulgados...

Extratos de financiamentos estão disponíveis para consulta no site do Bandes

O prazo para declaração do Imposto de Renda em 2020 termina no dia 30 deste mês....

Leia também

Caminhão de produtos inflamáveis capota próximo ao Patrimônio D’ajuda

Um caminhão de produtos inflamáveis capotou na manhã...

Deputados aprovam projeto que autoriza o uso da cloroquina no Espírito Santo

Foi aprovada nesta segunda-feira (10), por unanimidade, em...

Ministério Público constata 748 casos de Coronavírus em asilos e abrigos para idosos no Espírito Santo

As instituições de longa permanência de idosos no Espírito Santo apresentaram um total de 748 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o relatório...

Rússia anuncia primeira vacina contra o coronavírus

O presidente Vladimir Putin anunciou nesta terça-feira (11)...