Sesp e secretarias municipais de Segurança planejam ações conjuntas contra Coronavírus

Representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e das secretarias municipais de Defesa Social da Região Metropolitana, participaram de uma reunião, na manhã dessa segunda-feira (23), no Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Sesp, em Vitória, para discussão de ações integradas de atuação durante a pandemia do Coronavírus.

A agenda, que foi convocada pelo secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, também contou com a presença de representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Capitania dos Portos, Exército, Instituto Jones dos Santos Neves e Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES).

O secretário Roberto Sá destacou a importância de ações de planejamento prévio em momentos de crise e a integração entre os entes federativos.

“Nós não sabemos o que poderemos encontrar daqui a um mês. Quanto mais rápido criarmos canais de compartilhamento de informações e nos anteciparmos, mais temos chance de passar com menos danos por essa crise. Temos que fazer esse planejamento com todos e buscar a capacidade de resposta. Não podemos deixar as ruas desguarnecidas. A ideia é estimular a integração entre todas as forças de segurança”, destacou.

Durante a reunião foi passado um panorama dos locais onde o novo Coronavírus está se disseminando tanto no mundo quanto nas regiões e municípios do Espírito Santo. A apresentação foi realizada pelo subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Guilherme Pacífico.

Em seguida, o subsecretário de Gestão Estratégica da Secretaria, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, explicou quais serão as atribuições dos integrantes do grupo de trabalho criado pela Sesp, para deliberar ações e compilar informações sobre o tema, denominado GT Sesp/Covid-19.

“O grupo tem como objetivo organizar as informações de Segurança Pública e Defesa Social, traduzir essas informações e tornar palatáveis para a tomada de decisões, durante a pandemia. Essas informações precisam transitar entre todos, para que possamos interagir e monitorar todos os cenários”, afirmou.

O comandante da Polícia Militar, coronel Márcio Eugênio Sartório, ressaltou a importância dos efetivos municipais das cidades que têm a guarda municipal no auxílio aos militares que atuarão no combate à epidemia do Coronavírus.

“O efetivo das guardas municipais estará se somando ao nosso, na Polícia Militar, e essa complementação vai ser importante. A gente, enxergando essa disponibilidade, temos como deslocar pelo Estado. Isso nos ajuda a fazer o controle de danos. Vai ser fundamental pensar nesse sentido. O momento é complicado e todos os elementos serão cruciais. Vamos precisar de todos”, destacou.

Mutirão

Ainda durante a reunião ficou definido o auxílio planejado das guardas municipais e do Exército, na fiscalização de comércios que estão descumprindo o decreto estadual de fechamento. Um mutirão será realizado na tarde dessa segunda-feira e durante a terça-feira (24). Caso haja insistência no funcionamento, o responsável será conduzido à delegacia, e pode receber as sanções administrativas, como multa e suspensão de alvará de funcionamento.

Além disso haverá, em conjunto com os municípios que possuem efetivo, reforço de patrulhamento em locais de comércio, abertos ou fechados, para combate a crimes contra o patrimônio.

Leia mais

Homens morrem em acidente no morro do bairro São Cristóvão, em Nova Venécia

Dois homens morreram após sofrerem um acidente de moto na tarde deste domingo, dia 07, na subida do bairro São Cristóvão, em Nova Venécia. Segundo...

12 armas de fogo e material de caça foram aprendidas pela polícia de Mantena

Na manhã desta terça-feira, (02/06/2020), a Patrulha Rural recebeu denúncia...

Santa Catarina registra alto índice de ocupação em UTI

O número de pacientes com covid-19 internados em leitos de UTI foi considerado o mais alto em Santa Catarina na última semana (12). A...

Governo Federal prioriza agenda de investimentos e concessões públicas, diz PPI

Secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier – Foto: ...

Leia também

Reforma tributária tem debate adiado e segue sem previsão de aprovação pelo Congresso

Marcada para essa segunda-feira (28), a reunião que ouviria os formuladores técnicos das propostas que tratam de uma reforma tributária foi cancelada. Ainda não...

Validade da carteira de motorista passará de 5 para 10 anos

A Câmara dos Deputados aprovou as mudanças do Código de Trânsito Brasileiro sugeridas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Entre as medidas do Projeto...

Prazo para municípios solicitarem recursos de ajuda à cultura termina em 16 de outubro

A pandemia causada pela Covid-19 trouxe a paralisação de quase todos os serviços no Brasil que, por sua vez, dificultaram a situação financeira de...

“Auxílio emergencial” vai ajudar profissionais do setor esportivo

Por conta da pandemia da Covid-19, os maiores eventos esportivos do mundo foram cancelados ou adiados, e nem é preciso sair da nossa cidade,...