Espírito Santo vai promover a testagem ampliada em pessoas acima de 45 anos

A Secretaria da Saúde (Sesa) vai promover a ampliação da testagem da população a partir de maio. A iniciativa, que vai começar pela Grande Vitória, prevê a testagem da Covid-19 em pacientes com mais de 45 anos que apresentem febre e tenham comorbidades (como diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo).

Atualmente, conforme a Nota Técnica Covid-19 N° 23/2020, a indicação de testagem é para hospitalizados com sintomas respiratórios, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança, idosos em instituições de longa permanência, grávidas e privados de liberdade.

Conforme o protocolo da testagem ampliada, que está em elaboração pela Sesa, no ato da consulta médica o paciente com mais de 45 anos, com febre há mais de sete dias e que tenha comorbidades, receberá a indicação de testagem rápida; já se apresentar sintomas entre quatro e sete dias, será indicado para fazer o PCR.

“Escolhemos esse perfil da população observando que 84% dos pacientes em leitos de terapia intensiva tem acima de 45 anos. A característica comum entre eles é a idade, febre e comorbidade. Em um estudo feito com sete mil notificações, observou-se que cinco mil estavam dentro dessa faixa etária”, considerou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Ainda de acordo com o secretário, o objetivo da ação é garantir o diagnóstico precoce visando a internação em tempo oportuno sem que o paciente esteja muito grave. “Se a Covid-19 não é diagnosticada cedo e há um agravamento do quadro, o risco para o paciente é maior. Se a doença é logo identificada, observa-se a evolução da doença e a pessoa pode ser assistida em um leito de enfermaria e não chegar a uma unidade de terapia intensiva”.

A testagem ampliada é possível porque Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) está em condições para o processamento de testes. Atualmente é analisada uma média de 400 amostras/dia, mas existe a capacidade de aumento da análise para até 1.200.

A testagem ampliada no interior do Estado dependerá da pactuação com os municípios. Os testes rápidos serão distribuídos gradativamente pela Sesa.

Leia mais

Ministério Público no TCU pede suspensão de auxílio emergencial até a medida ser analisada

O Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de...

Idoso suspeito de pedofilia enviava vídeos pornográficos para criança em Mantenópolis

A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa de um aposentado de 63 anos, em Mantenópolis, no Noroeste do Estado....

Decreto amplia capacidade operacional do Exército Brasileiro

Exército Brasileiro passe a operar quaisquer meios aéreos. – Foto: Arquivo/Agência Brasil ...

Pagamento do FGTS emergencial começa dia 29 de junho

A partir desta segunda-feira (15), o trabalhador pode consultar dados sobre o valor que tem direito e datas...

Leia também

Bolsonaro diz que testou positivo para a Covid-19

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta terça-feira (7)...

Galpão de reciclagem da prefeitura de Boa Esperança é destruído em incêndio

Um incêndio por volta das 23h30 desta segunda-feira...

Defensoria Pública abre 43,5 mil processos para auxílio de R$ 600 negado

O número de processos de assistência jurídica abertos...