Sesa suspende testagem de familiares de pacientes com Covid-19 no Espírito Santo

Medida vale para os próximos 21 dias. De acordo com o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, novas medidas para conter o vírus serão anunciadas neste período.

Secretário da saúde do ES, Nésio Fernandes fala sobre mudanças no critério de testagem da Covid-19 — Foto: Reprodução/YouTube

Secretário da saúde do ES, Nésio Fernandes fala sobre mudanças no critério de testagem da Covid-19 — Foto: Reprodução/YouTube

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) anunciou nesta sexta-feira (27) que vai suspender a testagem de familiares que moram com pacientes diagnosticados com a Covid-19. A medida valerá pelos próximos 21 dias.

De acordo com o secretário da pasta, Nésio Fernandes, a decisão foi tomada diante do aumento do número de casos de coronavírus confirmados nos últimos dias.

“Durante o mês de setembro, nós tivemos a fase de recuperação da pandemia da Covid-19. No nosso Estado, tínhamos de 300 a 400 pacientes por dia confirmados pelo exame de LT-PCR realizado pelo Lacen [Laboratório Central]. O nosso laboratório tem condições de produzir até dois mil testes por dia. Ele, então, passou a testar contatos assintomáticos dos pacientes confirmados”, lembrou Nésio.

“Com o início de uma nova fase de aceleração da pandemia, onde temos mais de mil pacientes por dia sendo confirmados com Covid-19, tornou-se necessário suspender temporariamente por 21 dias a testagem dos contatos intradomiciliares assintomáticos dos pacientes confirmados por LT-PCR”, completou.

Neste mesmo período, de acordo com o secretário da pasta, Nésio Fernandes, novas medidas de enfrentamento à pandemia deverão ser anunciadas.

“Neste período iremos, anunciar novas estratégias de amplificação da testagem para a Covid-19 no Estado do Espírito Santo, para seguir podendo interromper a cadeia de transmissão de maneira qualificada e ter a capacidade de reconhecer os casos reais de transmissão da doença da Covid-19 no nosso estado”, disse.

Leia mais

Leia também