Sesa recebe kits para diagnóstico do Covid-19

Compartilhe

A Secretaria da Saúde (Sesa) solicitou, e o Ministério da Saúde habilitou o Espírito Santo como um dos estados que farão a análise do Covid-19 nos pacientes do próprio território. Na tarde desta segunda-feira (09), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) entregou 10 kits para testagem do novo coronavírus no Estado, o que permitirá a testagem de 240 amostras que não precisarão mais serem encaminhadas para o Rio de Janeiro.

Durante esta semana uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) passará por treinamento na Fiocruz e a previsão é que a partir da próxima semana as análises comecem a ser feitas. Até lá, as amostras negativas para vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório continuarão sendo enviadas para o Instituto.

De acordo com o coordenador do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a confirmação ou exclusão dos casos suspeitos, no laboratório do próprio Estado, além de permitir um resultado mais ágil, trará uma resposta mais rápida para a Vigilância Epidemiológica.

“Estamos atuando na busca do diagnóstico com foco em todas as frentes necessárias no enfrentamento desse novo vírus. Por isso, uma das ações estratégicas de emergência da Secretaria, logo após a divulgação do primeiro caso suspeito, fora do epicentro mundial, foi fazer essa solicitação junto ao Ministério. Sabíamos da possibilidade da doença adentrar nossas fronteiras e, por isso, nos antecipamos. Nos próximos dias passaremos por um treinamento para que a liberação dos resultados seja realizada com a maior qualidade e segurança possível para a população”, frisou.

 

Rodrigues explicou ainda que um kit é capaz de analisar 24 amostras e que o resultado do teste que identifica o novo coronavírus sairá em até 24 horas. A previsão é que nos próximos dias o Ministério da Saúde libere mais kits para o Estado.

Além do monitoramento do novo coronavírus, o Estado terá um outro kit que permitirá ao Lacen a testagem para mais 20 tipos de vírus respiratórios. Esse cenário reforça e qualifica a capacidade já demonstrada pelo Lacen/ES na resposta tanto à emergência quanto a situações epidemiológicas rotineiras.

  

Leia também

  “Esquenta Pomitafro”. A Cidade em clima de Festa

          A movimentação em torno da realização da 23ª Pomitafro se...

Homem é morto a tiros em Guarapari

Um homem de 34 anos foi morto a tiros, na noite deste domingo (31), em Guarapari, na Grande...

Mais um bueiro reconstruído no Córrego do Denzol; agora são 95 em um ano e oito meses

Mais um bueiro com manilhas e casqueiro de granitos foi reconstruído pelos funcionários da secretaria de Transportes e...

Prefeitura presta conta de realizações em Vila Paulista

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, esteve na noite da última sexta-feira, 29, prestando...

Segunda-feira será feriado no comércio de Nova Venécia

  Nova Venécia vai celebrar na próxima segunda-feira (08), o Dia do Comerciário. Sendo assim, no dia será feriado...

Audiência pública sobre a ES-320 será às 18h30 desta quinta, 4, na Câmara Municipal

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema), realiza nesta quinta-feira, 4, no plenário da Câmara Municipal, a partir...

Confira os resultados dos jogos da ida nas quartas de final do Perna de Pau

A segunda rodada das quartas de final do Campeonato Perna de Pau 2022, na noite desta terça-feira, 2,...

10 mil vagas em cursos profissionalizantes on-line para mulheres: saiba como se inscrever

  O governo do Espírito Santo abriu inscrições para 10 mil vagas em cursos on-line e gratuitos para exclusivos...