Sesa realiza capacitações para profissionais da saúde mental

A Secretaria da Saúde (Sesa) inicia, nesta quarta-feira (09), capacitações destinadas aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Espírito Santo, visando à qualificação da assistência da saúde mental capixaba, em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Com o mês de setembro dedicado à prevenção do suicídio, no conhecido “Setembro Amarelo”, as capacitações, além da temática, poderão ofertar aos profissionais a compreensão sobre o acolhimento ao paciente, o cuidado para se evitar o adoecimento mental, o conhecimento da rede de atenção por parte da Atenção Primária e dos Centros de Atenção Psicossocial, por exemplo.

O ciclo de capacitações ocorrerá de maneira on-line e irá até o dia 05 de outubro, com inscrições voltadas aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), dos Centros de Atenção Psicossocial (municipais e estaduais), dos hospitais que possuem leitos voltados ao atendimento da saúde mental e do Serviço de Urgência e Emergência.

Serviço:

Ciclo de Capacitações para os pontos de Atenção da Rede de Atenção Psicossocial do Espírito Santo
Data: de 09/09 a 05/10
As inscrições poderão ser feitas de forma on-line, assim como a participação.

Programação

– Tema “Atenção Primária”: nos dias 09, 16, 23 e 30/09, das 09h às 12h. Serão disponibilizadas uma vaga para cada município e quatro vagas para cada Superintendência Regional de Saúde. As inscrições podem ser realizadas neste link.

– Tema “Centros de Atenção Psicossocial”: nos dias 10, 17, 24/09 e 01/10, das 09h às 12h. Serão disponibilizadas duas vagas para cada Caps e quatro vagas para cada Superintendência Regional de Saúde. As inscrições podem ser realizadas neste link.

– Tema “Hospitais com Leitos de Saúde Mental”: nos dias 11, 18 e 25/09, das 09h às 12h. Serão disponibilizadas cinco vagas para cada serviço de internação e cinco vagas para cada Superintendência Regional de Saúde. As inscrições podem ser realizadas neste link.  

– Tema “Atendimento nos serviços de Urgência e Emergência”: nos dias 14, 21, 28/09 e 05/10, das 09h às 12h. Serão disponibilizadas quatro vagas para cada serviço e cinco vagas para cada Superintendência Regional de Saúde (Referência Técnica de Saúde Mental). As inscrições podem ser realizadas neste link

 

Leia mais

Leia também