Sesa lança sistema público para consulta dos dados da Covid-19

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (15), um sistema público para consulta dos dados chamado “Painel Covid-19” no Espírito Santo diretamente no portal Coronavírus ES, na aba Acessar Painel COVID-19 do Espírito Santo, na parte superior da página. O novo ambiente virtual disponibiliza as informações sobre a situação da doença no Espírito Santo, de forma transparente e diária.

Nele é possível conferir, em tempo real, um painel com informações sobre o novo Coronavírus no Espírito Santo como os casos notificados, casos descartados, casos em investigação e casos confirmados. “A informação transparente deve ser a principal aliada da população e neste ambiente virtual é possível encontrar todas as informações oficiais sobre o novo Coronavírus, preparado pelo Governo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Mudança

O processo de migração das informações teve início na última semana, a partir do momento em que as notificações pelos municípios começaram a ser realizadas pelo Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS) desenvolvido no Estado, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Com isso, as notificações sobre o novo Coronavírus são inseridas diretamente no sistema, que compila os dados e os transfere para o ambiente virtual.

Dessa forma, é possível ter acesso aos dados atualizados em tempo real e georreferenciados, mostrando de forma mapeada onde os casos estão localizados. Vale lembrar que o critério de notificação de casos mudou e que toda síndrome gripal deve ser notificada como a Covid-19, conforme Nota Técnica COVID-19 N° 23/2020 – GEVS/SESA/ES, baseada em orientações do Ministério da Saúde.

Nele será possível acompanhar o número de notificações, casos confirmados, em investigação, pacientes curados, óbitos e testados pelo exame “RT-PCR em tempo real”. Também é possível checar a situação por municípios, por bairros e por região de saúde, faixa etária, sexo e comorbidades.

De acordo com o chefe de Núcleo Especial de Sistemas de Informação em Saúde, Gustavo Teixeira, “a otimização do processo de transparência de informações agregará tanto à população quanto profissionais técnicos, demais instituições e meio acadêmico dados em tempo mais oportuno, refletindo a realidade da situação epidemiológica relacionada ao Covid-19”.

Os dados serão atualizados diariamente e podem ser acessados clicando aqui.

e-SUS Vigilância em Saúde (VS)

O e-SUS Vigilância em Saúde (VS) foi apresentado em agosto de 2019, durante o lançamento do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa), como uma das novidades do Governo para a área da saúde. O e-SUS VS é um sistema capixaba, desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e permitirá o acesso em tempo real às informações em saúde.

Presente nos 78 municípios do Estado, o e-SUS VS caracteriza-se pela inovação no que tange à velocidade em que a informação é encaminhada aos gestores e aos profissionais de saúde da área da Vigilância e da Atenção Primária.

Em fevereiro deste ano, em reunião com técnicos do Ministério da Saúde, em Brasília, o secretário Nésio Fernandes foi parabenizado pela iniciativa capixaba, quando reafirmaram que o e-SUS VS pode ser utilizado em todo o Brasil, suprimindo o atual, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Leia mais

Implantação da rede nacional de dados em saúde avança em todo o País

O cidadão terá acesso a sua trajetória no SUS por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde...

Adolescentes do Iases iniciam cursos profissionalizantes on-line

Adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) iniciaram, nessa segunda-feira (11), as aulas...

Crédito fundiário beneficia 162 famílias com investimentos de R$ 17 milhões

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE), beneficiou de julho de 2019 a...

Leia também

Auxílio de R$600: Próximos pagamentos serão automáticos para quem já tem o benefício

Após o anúncio da prorrogação das parcelas do...

Polícia apreende moto clonada também em Barra de São Francisco

No último sábado, 11 de julho de 2020, policiais de Barra de São Francisco avistaram uma motocicleta NXR 160 BROS estacionada de maneira irregular...

ES tem novo 1º lugar em ranking de transparência de dados da Covid-19

O Espírito Santo é mais uma vez 1º lugar na divulgação dos dados referentes à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).  É o que mostra a versão...

Polícia apreende moto clonada em Água Doce do Norte

No último sábado, 11 de julho de 2020, durante patrulhamento no centro de Água Doce do Norte, foi avistada pela guarnição uma motocicleta CG...