Sesa faz balanço da vacinação contra a Covid-19 na Região Sul de Saúde do Estado

Gradativamente, as vacinas para imunizar a população capixaba contra o novo Coronavírus (Covid-19) estão chegando ao Espírito Santo e sendo distribuídas às Regionais de Saúde e, em seguida, para os municípios. A Região Sul de Saúde do Estado, composta por 26 municípios, recebeu, até o momento, 25.942 doses.

Desse total, 18.638 foram aplicadas como primeira dose, contemplando 100% dos idosos com mais de 60 anos asilados em Instituição de Longa Permanência e os trabalhadores do local; 100% dos deficientes acima de 18 anos moradores de Residências Inclusivas e os funcionários do local; e 72% dos profissionais da saúde.

As outras 7.304 doses recebidas são as segundas doses para a aplicação em 100% dos idosos acima de 60 anos e os deficientes acima de 18 que estão institucionalizados e seus funcionários e, ainda, o equivalente a 34% do total dos trabalhadores de saúde.

A aplicação dessas segundas doses ocorrerá a partir desta sexta-feira (19). Segundo o superintendente de Saúde da região, José Maria Justo, com as doses já recebidas “será garantida a imunização, em primeira e segunda dose, dos idosos e deficientes institucionalizados, além de um percentual importante de profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam no atendimento direto ao paciente confirmado ou com suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus”.

José Maria Justo destaca que a Superintendência está empenhada em garantir o suporte necessário aos gestores dos municípios para que a vacinação ocorra de acordo com o Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde, com disponibilização rápida das doses recebidas na sede da Superintendência.

“Nos organizamos para promover a distribuição rápida das vacinas para os municípios. Com a logística implementada, garantimos que todos municípios façam a retirada das vacinas no mesmo dia que elas chegam na nossa região”, salientou.

 

Vacinação no Espírito Santo

A imunização contra a Covid-19 teve início no Espírito Santo, no último dia 18 de janeiro. De acordo com o Painel de Vacinação da Secretaria da Saúde (Sesa), o Estado recebeu do Ministério da Saúde 207.420 doses das vacinas contra a doença. Dessas, até a manhã desta quinta-feira (18), 124.166 doses foram distribuídas aos municípios para a primeira dose e 47.286 para a segunda dose. 

Para mais informações, acesse: https://coronavirus.es.gov.br/painel-vacinacao.

Para conferir as doses aplicadas por municípios no Espírito Santo, acesse: https://localizasus.saude.gov.br/

 

Públicos-alvo

  • Profissionais vacinadores envolvidos na Campanha de vacinação contra a Covid-19;
  • Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s);
  • Trabalhadores das instituições das pessoas com deficiência (residências inclusivas);
  • Trabalhadores dos hospitais e maternidades;
  • Trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes de remoção de pacientes com suspeita de Covid-19;
  • Trabalhadores das Unidades de Pronto Atendimento (upas e pas);
  • Trabalhadores da Atenção Primária em Saúde (APS);
  • Trabalhadores dos laboratórios: LACEN, laboratórios que fazem RT-PCR Covid-19 e demais laboratórios;
  • Trabalhadores da Vigilância em Saúde e outras áreas envolvidos em investigações de campo, relacionadas à Covid.
  • Demais trabalhadores da saúde, iniciando por aqueles acima de 60 anos.

 

 

Leia mais

Leia também