Sesa e Prefeitura realizam segunda etapa do Inquérito Sorológico em Nova Venécia a partir desta segunda-feira (10)

A partir desta segunda-feira (10), até a próxima quarta-feira (12), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia vão realizar a segunda etapa do Inquérito Sorológico no município. A campanha de testagem da população visa a detecção de anticorpos do novo coronavírus (Covid-19).

Durante esses três dias, dez equipes formadas por profissionais de saúde e agentes comunitários de saúde visitarão residências de todos os bairros de Nova Venécia – em áreas conhecidas como setores censitários, para realizar o levantamento.

O inquérito visa obtenção de uma fotografia da situação epidemiológica na cidade e no estado. “As pessoas respondem a uma pesquisa e é feita coleta de duas gotas de sangue para um teste rápido que fornece o resultado entre 10 e 15 minutos. O teste verifica se a pessoa já entrou ou ainda não entrou em contato com o coronavírus, além de dar oportunidade de identificar quem já possui anticorpos para a doença”, explicou o secretário de Saúde de Nova Venécia, Felipe Barbosa dos Santos.

O objetivo é conhecer em que velocidade a doença tem avançado. A colaboração pela população para que o resultado seja eficaz é essencial. “A gente pede que a população colabore com o trabalho, recebendo e atendendo os agentes, para que possamos alcançar nosso objetivo e termos um panorama epidemiológico de como a doença está se espalhando e quantas pessoas já foram infectadas. O resultado é essencial para planejarmos as ações de combate à pandemia”, conclui o secretário.

 

Leia mais

Leia também