Sesa debate estratégias para Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à Covid-19

Compartilhe

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, se reuniu com a subsecretária de Assistência em Saúde, Quelen Tanize, e o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro, nessa quinta-feira (21), para tratar o contexto do novo Coronavírus na Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado.

O secretário falou sobre a importância de se criar uma agenda de resposta rápida ao enfrentamento à Covid. “Precisamos pensar em estratégias de reposicionamento da APS no enfrentamento à pandemia, de maneira que consigamos melhorar o diagnóstico, o isolamento, a notificação e a informação de alta desses pacientes, e para aqueles com complicações que tenham o diagnóstico prévio e monitoramento adequado”, disse Nésio Fernandes.

Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico realizado pelo Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa e regionais de saúde com respostas de 76 dos 78 municípios capixabas em relação à assistência aos pacientes com Covid-19 e os cuidados às condições crônicas da população. “Esse diagnóstico nos permitiu entender a real situação dos municípios onde temos alguma questão a colaborar”, informou a chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária, Tânia Mara Ribeiro dos Santos.

Entre os dados apresentados, os municípios relataram 100% na assistência ao Pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que 97% delas estão preparadas para o atendimento às pessoas com suspeitas ou confirmadas de Covid-19. Além disso, segundo diagnóstico, 91% dos municípios realizam a coleta do Swab nas populações de critérios classificados pela Sesa.

Resultados que, segundo Tânia Mara, propiciam a análise da organização da APS nos municípios, uma vez que a APS é a porta principal para a população pode ter acesso à saúde. “É a segurança do cuidado, por ter profissionais qualificados para o atendimento, assim como a organização do serviço”, afirmou.

Em sua fala, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou que a Sesa pretende reforçar o trabalho na APS. “No programa de provimento, o ICEPi tem em torno de 600 profissionais que atuam nos municípios e que poderão ajudar a qualificar essa ação”, explicou o diretor do ICEPi, que também conta com o apoio dos residentes do Instituto nos territórios.

O secretário Nésio Fernandes informou também que é de “urgência a implantação da agenda” e que na próxima semana a Sesa irá apresentar um conjunto de estratégia para a APS e se reunir com os gestores municipais. A reunião dessa quinta-feira (21) contou com a participação de profissionais do ICEPi, da Assistência em Saúde e a gerência da Regulação e Ordenação do Sistema de Saúde.

Leia também

Festa Italiana é encerrada em grande estilo em Jaguaré

  A 10ª edição da tradicional Semana Cultural Italiana de Jaguaré foi encerrada em grande estilo, no sábado, 13. O...

Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação será no sábado, 20

O “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação será realizado no próximo...

Espírito Santo confirma mais 2 casos e número de pacientes com varíola dos macacos chega a 7 no estado

    Erupções cutâneas são típicas nos casos de varíola dos macacos — Foto: Reprodução/TV Anhanguera Mais dois casos de varíola...

POLIOMIELITE: Campanha nacional pretende vacinar 95% das crianças menores de 5 anos

Foi no município paraibano de Souza, em 1989, que ocorreu o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem,...

Drogas são apreendidas pela Polícia em Nova Venécia

  A Polícia Militar e a Polícia Civil apreenderam drogas na noite da última sexta-feira (12), no bairro Cohab,...

Preso acusado de assassinar companheiro da ex em São Domingos do Norte

A  Polícia Civil de São Domingos do Norte, em operação com a Polícia Militar, prendeu, nesta sexta-feira (12),...

Lula tem 45% contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno, aponta pesquisa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A menos de 50 dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da...

SUPERA oferece teste de soft skills gratuito para todas as idades; veja como garantir o seu

O segundo semestre do ano começa com uma oportunidade única para crianças, jovens, adultos e idosos. A partir...