Sesa debate estratégias para Atenção Primária à Saúde no enfrentamento à Covid-19

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, se reuniu com a subsecretária de Assistência em Saúde, Quelen Tanize, e o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro, nessa quinta-feira (21), para tratar o contexto do novo Coronavírus na Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado.

O secretário falou sobre a importância de se criar uma agenda de resposta rápida ao enfrentamento à Covid. “Precisamos pensar em estratégias de reposicionamento da APS no enfrentamento à pandemia, de maneira que consigamos melhorar o diagnóstico, o isolamento, a notificação e a informação de alta desses pacientes, e para aqueles com complicações que tenham o diagnóstico prévio e monitoramento adequado”, disse Nésio Fernandes.

Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico realizado pelo Núcleo Especial de Atenção Primária da Sesa e regionais de saúde com respostas de 76 dos 78 municípios capixabas em relação à assistência aos pacientes com Covid-19 e os cuidados às condições crônicas da população. “Esse diagnóstico nos permitiu entender a real situação dos municípios onde temos alguma questão a colaborar”, informou a chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária, Tânia Mara Ribeiro dos Santos.

Entre os dados apresentados, os municípios relataram 100% na assistência ao Pré-Natal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que 97% delas estão preparadas para o atendimento às pessoas com suspeitas ou confirmadas de Covid-19. Além disso, segundo diagnóstico, 91% dos municípios realizam a coleta do Swab nas populações de critérios classificados pela Sesa.

Resultados que, segundo Tânia Mara, propiciam a análise da organização da APS nos municípios, uma vez que a APS é a porta principal para a população pode ter acesso à saúde. “É a segurança do cuidado, por ter profissionais qualificados para o atendimento, assim como a organização do serviço”, afirmou.

Em sua fala, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou que a Sesa pretende reforçar o trabalho na APS. “No programa de provimento, o ICEPi tem em torno de 600 profissionais que atuam nos municípios e que poderão ajudar a qualificar essa ação”, explicou o diretor do ICEPi, que também conta com o apoio dos residentes do Instituto nos territórios.

O secretário Nésio Fernandes informou também que é de “urgência a implantação da agenda” e que na próxima semana a Sesa irá apresentar um conjunto de estratégia para a APS e se reunir com os gestores municipais. A reunião dessa quinta-feira (21) contou com a participação de profissionais do ICEPi, da Assistência em Saúde e a gerência da Regulação e Ordenação do Sistema de Saúde.

Leia mais

04 de outubro de 2020: Parabéns Barra de São Francisco pelos seus 77 anos

04 de outubro de 2020 Parabéns Barra de São Francisco pelos seus 77 anos. 🎂🍿🎁🎊🎉👏👏

FIAT TORO clonado e furtado é recuperado pela polícia em Águas Claras, interior de Águia Branca

Na tarde desta quinta-feira, 21/05/2020, policiais do 11º...

Governo do Estado e Prefeitura de Vitória debatem ações com moradores da Piedade

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), secretarias...

Motorista de aplicativo fica pendurado em janela e é arrastado durante assalto em Vitória

Um motorista de aplicativo foi arrastado durante um...

Leia também

Turista mineiro desaparece após entrar no mar da Praia do Morro em Guarapari

Turista mineiro desapareceu após mergulhar no mar da...

Mulher atropela e mata marido após discussão em Linhares

Ela foi encaminhada para o hospital em estado de choque. Homem morreu no local. Bombeiros tentaram resgatar homem mas ele não resistiu e morreu no...

Campanha novembro azul: Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos para homens acima de 45 anos

O mês de novembro “Novembro Azul”, é totalmente dedicado à saúde dos homens. Por isso a Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos...

Campanha novembro azul: Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames grátis para homens acima de 45 anos

O mês de novembro “Novembro Azul”, é totalmente dedicado à saúde dos homens. Por isso a Agência Sicoob de Ecoporanga está oferecendo exames gratuitos...