Sesa assina acordo de cooperação técnico-normativa para subsidiar judicialização de serviços e medicamentos

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, assinou, na tarde desta segunda-feira (09), um Acordo de Cooperação Técnica junto à Justiça Federal, com intuito de encaminhar subsídios técnico-normativos (profissionais para suporte técnico) aos magistrados nas ações que tenham por objetivo o fornecimento, pelo poder público, de medicamentos, insumos para saúde, insumos nutricionais, exames diagnósticos, tratamentos médicos, procedimentos médicos não emergenciais como consultas, exames, cirurgias e internação hospitalar.

Esses profissionais farão parte do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), e irão atuar, com os magistrados e de forma temporária, para realização da análise de pedidos de liminar e tutela provisória nas ações que tenham por objetivo o fornecimento desses insumos e prestação de serviços.

Dessa forma, a Secretaria fica responsável pela contratação desses profissionais que deverão alinhar junto à Justiça, em um prazo de 72 horas, a disponibilização dos insumos ou serviços da Saúde judicializados.

Durante o horário de plantão, a equipe do NAT prestará informações obtidas com os órgãos reguladores próprios sobre tratamentos e procedimentos médicos emergenciais que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, dessa forma, tratamento médico imediato. Uma solicitação de emergência de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) deverá ser inserida em tal prazo, no sistema de regulação do Estado.

Leia mais

Veículo capota em curva e condutor morre no local do acidente em São João do Manteninha

Policiais da 18ª Cia. compareceram na MGC-381, KM...

Profissionais da Educação iniciam cursos on-line de Produção de Videoaulas e de Animação

  A Secretaria da Educação (Sedu) iniciou, nesta segunda-feira (22), duas formações on–line para 2.500 profissionais da Rede Estadual...

Governo do Estado anuncia reajuste do piso salarial do magistério

Foto: Hélio Filho/Secom O Governo...

Leia também

Polícia Federal prende suspeito de assaltos aos Correios no Espírito Santo

Segundo a Polícia Federal, ele participou de crimes entre setembro de 2019 e abril de 2020. Um homem de 20 anos foi preso, na manhã...

BOLETIM SALA DE SITUAÇÃO – 03/07/2020

O governador do Estado, Renato Casagrande, liderou, nesta sexta-feira (03), mais uma reunião da Sala de...

Espírito Santo anuncia mudança em horário do comércio para municípios com menos de 70 mil habitantes

Prefeituras terão liberdade para escolher os horários, respeitando as diretrizes de funcionamento diário máximo de seis horas com fechamento até as 18h.

Governo do Estado cria Grupos de Trabalho para discutir ações voltadas à população negra

A criação de três Grupos de Trabalho (GTs), formados por equipes do Governo do Estado e...