Espírito Santo apresenta dados preliminares de pesquisas que ajudarão a compreender a Covid-19 no Estado

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (04), o subsecretario de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, e o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, apresentaram dados preliminares de pesquisas que a Secretaria da Saúde (Sesa) está realizando para compreender melhor o comportamento do novo Coronavírus no Estado.

Os estudos apresentados foram sobre os primeiros 100 casos confirmados pela Covid-19 no Espírito Santo e o Censo Sorológico realizado com servidores dos hospitais da rede de saúde.

“O Espírito Santo tem buscado contribuir para a aquisição de novos conhecimentos em relação à essa doença [Covid-19]. Adotamos um modelo de registro das informações que nos permitiu conhecer em tempo real, de maneira detalhada, muitas variáveis e que nos possibilitou esse tipo de investigação”, destacou o subsecretário Reblin.

A coletiva está disponibilizada no canal do Youtube da Sesa e para acessar, clique aqui.

 

Cem primeiros casos

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, foram realizados convites aos primeiros 100 pacientes confirmados positivamente no Estado para a compreensão da quantidade de anticorpos circulantes no organismo do paciente. Desses, 47 compareceram às unidades determinadas para coleta de novo exame.

Na apresentação foram mostrados o perfil desses pacientes e o quantitativo de resultados reagentes ou não. Para ter acesso à apresentação, clique aqui.

Censo Sorológico

O subsecretário Luiz Carlos Reblin informou que aproximadamente 10 mil coletas foram realizadas em trabalhadores nos hospitais da rede.

Dos mais de 6 mil exames já realizados, de acordo Reblin, 74% profissionais não foram reagentes. “Ou seja, não apresentaram anticorpos”, explicou.

“São informações importantes e que serão avaliadas, estudando cada caso. Ainda vamos concluir e proceder análises com diferentes especialistas”, garantiu Reblin.

Para ter acesso à apresentação, clique aqui.

 

Leia mais

Câmara de Vitória aprova criação de auxílio emergencial de R$ 900

Valor será pago em parcela de R$ 300, durante três meses. Todos os vereadores foram favoráveis a aprovação do texto.

Carro com placa de Barra de São Francisco é encontrado capotado próximo à Águia Branca

Um veículo Siena, de cor branca, com placas de Barra de São Francisco, foi localizado capotado às margens da BR ES-080, próximo à Comunidade...

Leia também

Zimbábue: marido perde esposa após “emprestá-la” para o cunhado

Novo casal Um homem que estava passando por dificuldades financeiras, decidiu “emprestar” a esposa ao cunhado em troca de comida, bebida e dinheiro para pagar as taxas...

14 partidos têm candidatos a vereador em Nova Venécia

O Cartório Eleitoral, de Nova Venécia, acaba de divulgar a relação da quantidade de solicitação de registro de candidaturas, por Partido, para a disputa...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Domingo (27) tem previsão de chuva na região Norte do país

Neste domingo (27), o tempo segue com chuva em grande parte da região Norte do país, com chance de fortes temporais. Tempo firme fica...

Nordeste segue com chuvas restritas à costa leste da região, neste domingo (27)

No Nordeste brasileiro, a previsão do tempo para este domingo (27) é de chuva na costa leste da região, entre Natal (RN) e o...