Sesa amplia recomendação do uso de máscara para locais fechados e em ambiente escolar

Compartilhe

A Secretaria da Saúde (Sesa) publicou a Nota Técnica Covid-19 Nº14/2022 ampliando a recomendação do uso de máscara como medida qualificada ao enfrentamento à Covid-19. No documento a recomendação passa ser para uso em locais fechados e de grande concentração de pessoas, e também nos ambientes escolares em todo o Espírito Santo. 

A medida vai ao encontro do cenário atual da pandemia da Covid-19 em território capixaba, de aumento de novos casos da doença nas últimas semanas epidemiológicas e também em virtude da sazonalidade das doenças de transmissão respiratória. A recomendação é uma estratégia para diminuir a propagação do vírus e, concomitantemente, auxiliar na redução dos impactos na saúde da população e no sistema de saúde. 

Além disso, a Nota Técnica também orienta o uso de máscara para as seguintes situações: ao apresentar sintomas respiratórios; ao testar positivo para a Covid-19; ao cuidar de alguém que está doente com Covid-19; se pertencente ao grupo de risco para Covid-19; ao executar um trabalho em que interaja com um grande número de pessoas; ao andar de avião, ônibus, trem ou outras formas de transporte público; e quando o distanciamento físico não for possível ou se estiver em ambientes públicos internos ou externos lotados. 

A Sesa informa, entretanto, que a obrigatoriedade do uso de máscara se mantém, de acordo com a Portaria N°061-R, de 06 de abril de 2022, em unidades assistenciais de saúde e em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, falou sobre o assunto neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=kPlszkd4HEU 

 

Cuidado contra a Covid-19 se mantém

O enfrentamento à Covid-19 tem medidas já conhecidas e difundidas em toda população: vacinação, uso de máscara e testagem. 

A Covid-19 é uma doença imunoprevinível que tem na vacinação a mais importante forma de prevenir os casos graves e óbitos. A Secretaria da Saúde orienta que todo cidadão que ainda não começou o esquema vacinal ou está em atraso, procure o serviço de saúde mais próximo. Atualmente, o Espírito Santo iniciou a vacinação da segunda dose de reforço na população com 50 anos ou mais e também dos trabalhadores da saúde. 

A realização da testagem para detecção da Covid-19 também se traduz em uma importante estratégia contra a doença, uma vez que é por meio da testagem que as estratégias de enfrentamento à doença são feitas, pois quanto mais testes são realizados, mais as autoridades sanitárias têm dados, além de possibilitar também o fim do ciclo de transmissão, com o isolamento do caso positivo. 

Desta forma, procure um ponto de testagem a qualquer dúvida de sintoma da Covid-19, ou se teve contato com alguém contaminado. Tanto o Governo do Estado como as prefeituras municipais disponibilizam pontos de testagens para a população de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Já o uso de máscara tem caráter recomendatório às definições já tratas na Nota Técnica N°14/2022, além de obrigatório para serviços de saúde e ILPI’s.

 

Onde testar

Pelo Estado, estão disponíveis a testagem por livre demanda (sem agendamento):

– Rodoviária de Vitória (Vitória): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realização de Teste Rápido de Antígeno; 

– Ufes (Campi Maruípe e São Mateus): de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, para realização de Teste Rápido de Antígeno; 

– Terminal de Laranjeiras (Serra): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para realização de Teste Rápido de Antígeno. 

Para a testagem por agendamento é realizada no www.agendamento.saude.es.gov.br, para testes de RT-PCR, e ocorrem:

– Aeroporto de Vitória (Vitória): todos os dias, 24h; 

– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, o HIMABA (Vila Velha): segunda a sexta, das 08h às 11h30 e das 12h30 às 16h; 

Já para locais com agendamento de Teste Rápido de Antígeno, deverá ser realizado no site Vacina e Confia (https://vacinaeconfia.es.gov.br/cidadao/). Além disso, no Vacina e Confia, a população tem acesso aos pontos de testagens municipais.

 

 

Leia também

Beneficiários do Auxílio Brasil com NIS final 4 recebem a parcela de junho nesta quarta-feira (22)

Os beneficiários do Auxílio Brasil com Número de Inscrição Social (NIS) final 4 recebem a parcela de junho...

Sisu: já está liberada a consulta às vagas oferecidas pelas instituições públicas no segundo semestre

Pessoas com interesse em começar um curso superior no segundo semestre deste ano já podem acessar o site...

Embriagado acaba preso após tentar atropelar PM que reagiu com tiro nem Mantenópolis

Um homem de 36 anos que conduzia um veículo Gol de cor cinza foi preso na noite deste...

Operação Acolhida ultrapassa 76 mil venezuelanos interiorizados no Brasil

No Dia Mundial do Refugiado, celebrado em todo 20 de junho, um importante instrumento para a recepção desse...

Inverno começa nesta terça: veja a previsão do tempo para o Espírito Santo na estação mais fria do ano

    Frio em Vitória — Foto: Incaper/Divulgação O inverno começa no início da manhã desta terça-feira (21) em todo o...

Léo Santana é a 1ª atração confirmada na volta do Vital, em Vitória

O cantor baiano Léo Santana está entre as atrações confirmadas na volta do Vital, tradicional micareta capixaba que...

Cantores de Barra de São Francisco tiveram participação especial na Festa dos Caminhoneiros

Vários cantores de Barra de São Francisco, tiveram oportunidade de mostrar seus talentos em shows diante de um...

Estradas do Assentamento Três Corações e Cachoeirinha de Itaúnas sendo patroladas

A secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, com seus servidores estão patrolando...