Servidores do Detran|ES participam de treinamento para salvar vidas

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), profissionais da Polícia Militar (PMES), do Corpo de Bombeiros (CBMES) e do Samu 192 participaram, nessa quarta-feira (23), do curso “Pare o Sangramento, Salve uma Vida”. A programação faz parte das ações do Detran|ES na Semana Nacional de Trânsito no Estado em parceria com profissionais da Aliança Capixaba do Bem.

O curso, disponibilizado pelo Colégio Americano de Cirurgiões, é voltado para o treinamento, principalmente de pessoas leigas, para realização de manobras de combate à hemorragia, atuando como 1º socorrista nos sangramentos que ameacem a vida, como em casos de acidentes de trânsito com vítimas, e também em acidentes domésticos, no trabalho ou na natureza e em vítimas de agressão.

A diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, destacou que a oferta do curso no Espírito Santo surgiu da necessidade de apoio aos socorristas que atendem acidentes dessa natureza e consideram de grande importância o treinamento de mais pessoas que saibam atuar imediatamente no atendimento a vítimas com sangramentos que ameacem a vida e, por isso, foi inserida na programação da Semana Nacional de Trânsito.

“O sangramento é uma das maiores causas de morte e consideramos que o treinamento de servidores e agentes de trânsito do Detran|ES pode contribuir para salvar vidas na atuação deles no trânsito. A multiplicação desse conhecimento é importante porque qualquer pessoa pode se ver diante de um acidentado com sangramentos graves e saber agir nesses momentos, fazendo o primeiro atendimento até a chegada do socorro, pode ser determinante para que aquela pessoa tenha sua vida salva”, disse Édina de Almeida Poleto.

O médico e instrutor do curso ‘Stop the Bleeding, Save a Life’, Caio Duarte, explicou como saber atuar no sangramento em uma vítima de trauma pode salvar uma vida. “Nós estamos na Semana Nacional de Trânsito e é importante pensar por que pacientes morrem em um acidente. Muitos morrem por causa do sangramento, o que é uma causa evitável. Por isso, é de extrema importância que toda a comunidade saiba evitar esse sangramento e saiba atuar numa situação dessa. Com medidas simples, como as que explicamos neste curso, você pode salvar uma vida.”

O curso contou com a parte teórica sobre os procedimentos em caso de identificação de um sangramento em uma vítima de acidente ou agressão e a parte prática com o treinamento dos participantes nas técnicas aprendidas. Os participantes receberão certificação internacional do Colégio Americano de Cirurgiões.

A servidora e agente de trânsito do Detran|ES, Rosângela Barcelos Santos, participou do treinamento e acredita que será importante na sua atuação. “Como o treinamento foi específico para hemorragia, acho que em uma situação como essa podemos agir em defesa da vida do condutor tomando as primeiras atitudes de salvamento necessárias até que chegue o socorro específico”, ressaltou.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Detran|ES promove ações educativas, observando os cuidados necessários à prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), nas vias com maior fluxo e altos índices de acidentes, atividades conjuntas com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), apoio e participação em ações da Campanha de Combate a Hemorragia e Coagulopatia do Trauma, em parceria com o grupo Aliança Capixaba do Bem, e campanha publicitária.

Leia mais

Após uma hora de interdição, trânsito na Rodovia do Sol é liberado

Após pouco mais de uma hora de interdição,...

Atualmente, apenas 3 pacientes tratam o coronavírus em Água Doce do Norte

O município de Água Doce do Norte está próximo de zerar o número de pacientes em...

Governo do Estado cria ‘Comissão de Análise de Projetos Prioritários de Licenciamento Ambiental’

O Governo do Estado do Espírito Santo criou a “Comissão de Análise de Projetos Prioritários de...

Meio Ambiente: Melhoria na gestão de resíduos sólidos no Brasil

– Foto: Reprodução Programa Nacional Lixão Zero – Balanço de 1 ano de resultados...

Leia também

Espírito Santo chega a 3.841 mortes e 142.114 curados com 154.131 casos confirmados de Covid-19

  O Espírito Santo registrou, até esta quinta-feira (29), 3.841 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 154.131. O índice de letalidade...

Desgovernado, veículo bate em motocicleta no centro de Ecoporanga

Um veículo Fiat Fiorino que estava estacionado próximo a antiga Prefeitura Municipal de Ecoporanga, na Praça João Corsino de Freitas, desceu morro abaixo e...