Serviço de Inspeção Federal garante o abastecimento de produtos de origem animal

Serviço de Inspeção Federal é essencial a atividades do Mapa

Foto: Mapa

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclareceu, nesta quarta-feira (1º), que as atividades de inspeção e fiscalização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), junto aos estabelecimentos submetidos à inspeção permanente, continuam em pleno funcionamento, mesmo diante da pandemia do coronavírus (Covid-19).

A atividade é essencial para a manutenção do abastecimento público de produtos de origem animal para consumo humano e de produtos destinados à alimentação animal.

 “Nos estabelecimentos onde ocorrem abate de animais, a presença de equipes de servidores do SIF é imprescindível para que sejam realizadas as atividades de inspeção ante mortem e post mortem, visto que somente por meio destes procedimentos é possível identificar os animais com patologias que representam riscos à saúde pública, sendo insubstituíveis como instrumentos de vigilância sanitária animal e de medicina preventiva”, destaca a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lucia Viana.

Atualmente, estão registrados no SIF, cerca de 3.263 estabelecimentos de produtos de origem animal nas áreas de carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e pescado e derivados.

Atividades em março

Durante o mês de março, nenhum abatedouro frigorífico de aves e de suínos registrados no Mapa comunicou paralisação significativa de suas atividades. Já nos abatedouros de bovinos, nove, de um total de 224 registrados, informaram a paralisação temporária das atividades de abate, permanecendo com outras atividades em funcionamento, tais como desossa e o setor de expedição.

“O Serviço de Inspeção Federal atendeu, nesse mês, demandas de forma emergencial que resultaram na autorização de 209 atividades de abate em turnos ou dias adicionais à regularidade operacional dos abatedouros frigoríficos. Já estão programados e autorizados 52 turnos extras para o mês de abril. Os SIPOA regionais estão adotando medidas gerenciais para atendimentos dessas demandas que tem sido salutares para o fornecimento de produtos de origem animal para a sociedade”, ressalta o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

Certificação Sanitária

Outro serviço considerado essencial é a expedição de certificação sanitária, que assegura que os produtos e os sistemas de produção atendem a todos os requisitos acordados com os países para os quais o Brasil exporta seus produtos.

O Mapa analisa previamente as solicitações de Licenças de Importação (LI) de produtos de origem animal para avaliar se os produtos são provenientes de empresas e países que não contenham restrições sanitárias, visando conferir mais segurança no controle oficial sobre os produtos importados que serão consumidos pelos brasileiros.

 Fonte: Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 

Leia mais

Nova Venécia: homem e mulher ficam feridos após baterem de moto em muro

Duas pessoas ficaram feridas após um acidente de moto na tarde desta quarta-feira, dia 22, no bairro Filomena Nova Venécia. Segundo o Corpo de Bombeiros,...

GO: União reconhece estado calamidade pública por conta da pandemia da Covid-19

O governo federal publicou na última terça-feira (28) decreto que reconhece o estado de calamidade pública em Goiás, devido à pandemia do novo coronavírus.Com...

Boa Esperança registra 13 novos curados da Covid-19 em 24 horas

Após não apresentar novos casos de coronavírus na...

Vitória é a segunda capital com maior taxa de homicídios do Sudeste

Vitória é a segunda capital da Região Sudeste com a maior taxa de assassinatos, perdendo apenas...

Leia também

Cobra entra em tubulação e deixa localidade sem água no Norte do Espírito Santo

Uma cobra, encontrada dentro da tubulação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), deixou uma localidade do interior de Linhares, no Norte do...

Criminosos trocam tiros com a PM e drogas são apreendidas no bairro Altoé

Criminosos armados atiraram contra a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira, (21), no bairro Altoé, em Nova Venécia. Segundo a PM, após a equipe da...

Seca e avanço das queimadas preocupam agricultores do Noroeste do Espírito Santo

» Seca no Rio do Norte, em Boa Esperança (Foto: Agricultor André Valani) Wilson Rodrigues Nascimento A seca provocada pela estiagem prolongada dos últimos meses, e...