Serviço de Fisioterapia realizou mais de 2 mil atendimentos em maio

Compartilhe

A Clínica Municipal de Fisioterapia da prefeitura de Barra de São Francisco, que funciona atualmente na rua Antônio Roas Huebra, na antiga igreja Ágape, quase na esquina com a avenida Castelo Branco, além do atendimento móvel no ônibus, que atende aos distritos de Monte Sinai (Vermelha) e Vila Paulista, tem prestado um atendimento excelente e de qualidade as pessoas que precisam deste tipo de atendimento.

No mês de maio de 2022, por exemplo, os atendimentos aumentaram consideravelmente com sessões de fisioterapia.

  • Atendimentos domiciliares 41 sessões.
  • Atendimentos na Clínica 911 sessões
  • Clínica Fisiomed 441.
  • Monte Sinai e Vila Paulista 338 sessões.
  • Sessões de Massoterapia 305 sessões

Total de pessoas atendidas no mês de maio, com sessões 2.036.

De acordo com a coordenador da Fisioterapia Municipal, Silvane Kister Cozer, desde o início da atual gestão foram realizados 18.740 atendimentos, sendo 2,1 mil só nos distritos e 320 sessões no ônibus.

A clínica realizou 13,5 mil sessões com cinco fisioterapeutas e mais 2,700 mil massagens, com o massoterapeuta Luiz Carlos Rodrigues.

Além disso, o serviço atende a crianças da Apae. São 30 atendimentos duas vezes por semana. “Em breve, poderemos ter atendimento domiciliar na sede do município e a implantação do espaço pra pilates em grupo”, informa Silvane.

Serviço

  • Fisioterapia municipal
  • Endereço: Rua Antônio Roas Huebra, s/n (antiga Igreja Ágape), centro.
  • Contatos: (27) 99969-7904 e 3756-7608

Pra que serve a fisioterapia

O fisioterapeuta inicia um atendimento realizando um diagnóstico fisioterapêutico do paciente. Ele analisa e interpreta exames e laudos médicos para ter uma visão ampla do estado de saúde do paciente e identificar alguma possível lesão. Observa também os movimentos do paciente, se tem dificuldade motora ou sente dor.

A partir do diagnóstico, o fisioterapeuta prescreve o tratamento a ser realizado. O tipo varia de acordo com a condição do paciente e a lesão a ser tratada, podendo ser: Aplicação de massagens, exercícios físicos, tratamento a base de frio e calor, exercícios na água.

A primeira parte do tratamento é realizada na presença do fisioterapeuta, que acompanha cada movimento e orienta o paciente no exercício, identificando o progresso no restabelecimento dos movimentos.

Uma fase posterior do tratamento também pode consistir em exercícios que o paciente fará sozinho, em sua casa. Neste caso, o fisioterapeuta ensina os movimentos que deverão ser feitos e orienta sobre a frequência e força que deve ser aplicada em cada um deles.

O fisioterapeuta reavalia o paciente regularmente para identificar a melhora em seu quadro geral de saúde e ajustar o tratamento. Em geral, ele mantém uma ficha de avaliação corporal, onde anota alguns dados pessoais, hábitos, possíveis queixas de dor e histórico familiar de doenças.

Conheça um pouco mais sobre as áreas de atuação da fisioterapia:

Saúde Preventiva

A Fisioterapia preventiva trabalha basicamente com relaxamento muscular, exercícios respiratórios e alongamento corporal. Para isso, o fisioterapeuta procura conhecer bem os hábitos do paciente, se pratica algum esporte ou exercícios físicos (quais e com que frequência) como é o seu trabalho, se costuma ficar muito tempo sentado ou em pé, como é a sua postura, etc.

Com estes dados em mãos, o fisioterapeuta propõe um conjunto de procedimentos a fim de corrigir postura, relaxar os músculos, aplicar corretamente a força, alongar antes e depois de trabalho e exercícios, entre outros. Todas estas medidas têm o intuito de evitar lesões por esforço repetitivo, amenizar sintomas de doenças articulares e diminuir a tensão muscular. Exercícios respiratórios podem ser acrescentados no tratamento para controlar ansiedade, tratar insônias e amenizar sintomas de depressão.

Fisioterapia do Trabalho

A Fisioterapia do trabalho preocupa-se em prevenir e manter a saúde do trabalhador. O fisioterapeuta deve conhecer as atividades desempenhadas por cada trabalhador a fim de orientá-los sobre a postura correta em cada tarefa. Dentro de empresas, elabora um planejamento de ginástica laboral e executa os exercícios juntamente com os trabalhadores.

Realiza palestras e treinamentos sobre postura e prevenção de doenças, entre outros temas. Pode participar de exames admissionais, de acompanhamento e demissionais. Elabora laudos ergonômicos e propõe adaptações e melhorias para que o ambiente de trabalho siga as normas regulamentadoras e esteja mais adequado para receber os colaboradores.

Fisioterapia Neurológica

Atende pacientes com algum distúrbio neurológico, que tiveram derrame cerebral ou paralisia, por exemplo. Muitas vezes esse processo exige que o paciente reaprenda movimentos corporais básicos, como andar ou levantar um braço.

Ortopedia e Traumatologia

Atende pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Neste caso, o tratamento prescrito pelo fisioterapeuta tem o objetivo de aliviar a dor e recuperar os movimentos do paciente.

Fisioterapia Cardiorrespiratória

Atende pacientes com doenças cardíacas ou respiratórias no intuito de prevenir e tratar estas doenças, além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral dessas pessoas.

Neste caso, o tratamento proposto pelo fisioterapeuta conta com exercícios ligados aos aparelhos respiratórios e circulatórios. O fisioterapeuta acompanha este paciente inclusive nas etapas pré e pós operatórias.

Leia também

Polícia Civil prende homem suspeito de furtar materiais de uma obra em Jaguaré

As equipes das Delegacias de Polícia de Jaguaré e Vila Valério prenderam em flagrante, na tarde dessa quarta-feira (29),...

Aeroporto de Vitória volta a ter voos diretos para Fortaleza

O Aeroporto de Vitória vai voltar a ofertar voos diretos para Fortaleza a partir de julho. O voo inaugural...

Embratur, MTur e Iphan se unem para divulgar e promover os patrimônios históricos do Brasil no exterior

O Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o Ministério do Turismo...

Studios, a nova sensação do mercado imobiliário

As vantagens e facilidades de adquirir um imóvel compacto Com forte presença nos projetos imobiliários das construtoras e imobiliárias,...

Publicada lei que cria Sistema Eletrônico de Registros Públicos

O Diário Oficial da União publica, nesta terça-feira (28), a Lei nº 14.382, de 27 de junho de 2022, sancionada...

Público lota avenida para ver manobras radicais da Equipe Força & Ação

Um grande público, formado em sua maioria por jovens, lotou o trecho da avenida Jones dos Santos Neves,...