Serviço de castração de animais é retomado em Vitória

No primeiro dia de retomada do serviço, foram castrados 20 cães (10 fêmeas e 10 machos) e 14 gatos (10 fêmeas e quatro machos).


No primeiro dia de retomada do serviço de castração de animais em Vitória, foram castrados 20 cães (10 fêmeas e 10 machos) e 14 gatos (10 fêmeas e quatro machos).

A atividade é realizada pela Gerência de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), onde são realizados os procedimentos, em Resistência.

As castrações são feitas a partir de um agendamento prévio.

“É necessário que os tutores dos animais não se esqueçam de levar no dia agendado o documento de identidade e o comprovante de residência para conferência, assim como não esquecer o uso da máscara”, disse a gerente de Bem-Estar Animal, Daniele Benevides.

Para atender às recomendações sanitárias neste período de pandemia da Covid-19, não é permitida a entrada de tutores com os animais no CVSA.

Um funcionário da empresa contratada para fazer as cirurgias fica responsável por recepcionar os tutores com seus pets.

“Todas as medidas sanitárias e de segurança estão sendo tomadas pelas equipes da Semmam, CVSA e empresa contratada”, destacou Daniele.

Critérios

Os cadastros continuam sendo realizados por meio do Portal de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vitória. A primeira fase do projeto de castração prevê 5 mil cirurgias.

O responsável pelo animal tem que ser obrigatoriamente morador de Vitória. Serão cadastrados até três animais por residência e o responsável pelo animal deve, obrigatoriamente, assistir a uma palestra educacional disponível no Portal de Bem Estar Animal antes da data da castração.

Os animais passarão por uma análise de aptidão, que será realizada na avaliação clínica e hemograma por um médico veterinário no dia do procedimento. Em caso de dúvidas, os interessados podem mandar e-mail para gbea.vitoria@gmail.com.

Leia mais

Universidade Federal do Tocantins produz protetores faciais para profissionais da saúde

Protetores serão entregues a profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19 ...

Região Central: Hospital João dos Santos Neves recebe novos leitos

Com uma ala especial reservada para atendimento a pacientes confirmados do novo coronavírus(Covid-19), o Hospital Estadual...

Detran libera volta de aulas teóricas presenciais no Espírito Santo; veja as regras

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) autorizou, a partir desta segunda-feira (22), o retorno das aulas presenciais de Curso Teórico-técnico nos...

Leia também

Cerca de 2,6 milhões de estudantes da rede pública nas regiões remotas do país já têm acesso a internet banda larga

Até agosto deste ano, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1), que disponibiliza internet banda larga em regiões remotas, já beneficiou cerca...

RS: Mais de 70 municípios do estado já receberam recursos da Lei Aldir Blanc

Dados da Secretaria Especial da Cultura do Rio Grande do Sul revelam que 76 municípios gaúchos já receberam recursos da Lei Aldir Blanc, em...