Bolsonaro tenta trocar diretor da Polícia Federal e Moro se recusa

O presidente Bolsonaro comunicou nesta quinta-feira (23) ao ministro da Justiça, Sergio Moro, que pretende trocar o comando da Polícia Federal. Aliados de Moro já aguardavam a nova ofensiva do presidente para trocar Mauricio Valeixo.

Moro, ao ser informado, demonstrou perplexidade uma vez que Valeixo é um nome de sua confiança e um dos policiais mais respeitados da instituição.

Moro e Bolsonaro conversaram hoje. Segundo relatos de aliados, não foi apresentada uma justificava clara para trocar a direção da Polícia Federal. Quem acompanha as investidas de Bolsonaro desde o ano passado diz que o problema para o presidente não é Valeixo, mas o próprio ministro. E que o presidente quer um diretor-geral próximo à família Bolsonaro.

Moro, ao ser informado pelo presidente, resistiu à troca e chegou a dizer que seria muito ruim para ele, à frente do Ministério da Justiça, perder seu braço direito.

Aliados de Moro avaliam que a saída de Valeixo enfraquece o ministro e significa uma intervenção do presidente na principal corporação de investigação do país.

Moro, então, de acordo com aliados, pediu demissão.

O ministro da Casa Civil, Braga Netto, e o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, agora tentam convencer o ministro da Justiça, Sérgio Moro, a não sair do cargo.

Assessoria do Ministério da Justiça não confirma pedido de demissão de Sérgio Moro

Diante dos fortes rumores de que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, teria pedido demissão do cargo, a assessoria do Ministério da Justiça desmentiu a informação, de acordo a GloboNews.

O jornalista Caio Junqueira, CNN Brasil, já elenca inclusive possíveis nomes para substituir Moro: o secretário de Segurança Pública, do Distrito Federal, Anderson Torres; o diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagen; e o diretor do Departamento Penitenciário (Depen), Fabiano Bordignon.

Moro diz que “não procede” sua demissão do governo, aponta revista

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse ao deputado Capitão Augusto (PL-SP) que não deixará o cargo, de acordo com informações de Robson Bonin, da revista Veja.

Líder da bancada da bala, Capitão Augusto (PL-SP) telefonou para Moro no início desta quinta-feira para agendar uma reunião do grupo com o ministro e, mais tarde, com os rumores sobre a saída de Moro, ligou novamente para verificar se haveria, ou não, reunião.

“Ministro, diante desses comentários, como fica nossa reunião de terça? Essa história de que o senhor vai sair..”, perguntou o deputado, que recebeu do ministro a seguinte resposta: “Não procede! Está mantida a reunião de terça-feira”.

Leia mais

Universidade Federal do Ceará inaugura unidade de atendimento a casos de Covid-19

A unidade comporta 11 leitos de enfermaria e seis leitos de UTI. – Foto: ...

Laboratórios da UFMG realizam 300 testes de Covid-19 por dia

Em meio ao crescimento do número de pessoas diagnosticadas com a Covid-19, pesquisadores trabalham em uma forma de aumentar a oferta de testes disponíveis....

AMOR CERTINHO

(Letra de Roberto Guimarães) (Interpretes: João Gilberto, Leila Pinheiro e outros) Amor à primeira vista Amor de primeira mão É ele que chega cantando, sorrindo Pedindo entrada no coração O...

Leia também

TSE decide retirar biometria das eleições 2020 por causa da pandemia

Decisão foi tomada com base em recomendação de...

FNDE libera mais de R$ 70 milhões para manutenção do transporte escolar

Os recursos podem ser utilizados no custeio de despesas diversas, como consertos mecânicos e compra de combustível. Foto: FNDE Para apoiar a política de transporte...

Ministério vai certificar cidades que desenvolvem ações voltadas à família

Até 8 de agosto, municípios podem se inscrever para o Prêmio Boas Práticas em Políticas Familiares Municipais. O objetivo é reconhecer ações de sucesso...

Ministério da Saúde libera incentivo financeiro adicional para equipes de saúde

Uma portaria publicada na última semana (10) pelo Ministério da Saúde habilita municípios brasileiros a receberem incentivos financeiros adicionais para custear equipes de saúde...