SEP coordena reunião de gerenciamento intensivo de projetos da área estratégica de Desenvolvimento Econômico

Compartilhe

A área estratégica de Desenvolvimento Econômico do Governo do Espírito Santo teve programas e projetos discutidos nesta segunda-feira (08), em reunião de gerenciamento intensivo coordenada pela Secretaria de Economia e Planejamento (SEP). O objetivo é potencializar as entregas da Administração Pública Estadual à sociedade capixaba.

As reuniões de gerenciamento intensivo estão sendo realizadas, desde o último mês de setembro, com secretários, subsecretários, gerentes, pontos focais e dirigentes de Secretarias e Órgãos do Governo. As primeiras envolveram as áreas de Educação para o Futuro, Saúde Integral e Gestão Pública Inovadora. Ao todo, o Governo trabalha com três carteiras de programas e projetos, em nove áreas estratégicas, dentro do Modelo de Gestão para Resultados Realiza+, que tem a coordenação direta do governador do Estado, Renato Casagrande.

Nesta segunda-feira (08), sob a coordenação do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, e da subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento, Joseane Zoghbi, participaram da reunião dirigentes, gerentes e pontos focais da  Vice-Governadoria, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes); da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); do Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes); da Junta Comercial (Jucees); da ES-Gás; do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN);  das secretarias da Fazenda (Sefaz), Gestão e Recursos Humanos (Seger), da Saúde (Sesa), Mobilidade e Infraestrutura (Semobi); do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Análise

Durante o encontro técnico desta segunda-feira (08), realizado virtualmente, equipes das Secretarias e Órgãos puderam avaliar dados detalhadamente registrados em um BI elaborado pela Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp), em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). O BI é uma ferramenta analítica que favorece o Planejamento Estratégico e, por meio dele, é possível avaliar o status das entregas de cada área.

O secretário Álvaro Duboc e a subsecretária Joseane Zoghbi conduziram na reunião de gerenciamento intensivo a análise do status de cada projeto e programa, buscando eliminar gargalos e viabilizar entregas à sociedade capixaba em todo o Estado, seguindo a diretriz do Governo, que visa à descentralização do desenvolvimento do Espírito Santo.

Duboc ressaltou a importância das reuniões de gerenciamento intensivo de programas e projetos, que vêm sendo realizadas e que antecedem a uma ampla agenda sob a liderança do governador Renato Casagrande, para acompanhamento e potencialização das entregas dos investimentos prioritários do Governo em nove áreas estratégicas. Esses encontros terão formato híbrido, em respeito às normas sanitárias de combate à Covid-19. De forma presencial, com a participação de secretários das áreas, e virtual, com o restante das equipes.

Depois da área estratégica de Desenvolvimento Econômico, mais cinco agendas de alinhamento de gerenciamento intensivo de programas e projetos ainda serão realizadas com equipes das áreas de Segurança em Defesa da Vida; Desenvolvimento Econômico; Agricultura e Meio Ambiente; Infraestrutura para Crescer; Cultura; Turismo; Esporte e Lazer; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Compete à Subsecretaria de Planejamento e Projetos (Subepp) da SEP realizar as reuniões de gerenciamento intensivo de programas e projetos estratégicos do Governo do Estado.

Gerenciamento intensivo

Com o Programa Realiza+, o Governo do Estado faz o gerenciamento intensivo dos programas e projetos, por meio de pessoas, tecnologia e processos. No que se refere a pessoal, atuam gerentes de projetos ligados ao Escritório de Projetos do Governo, que funciona na SEP, e ainda os das secretarias e demais órgãos.

Há também uma rede de pontos focais, formada por servidores que dão celeridade no andamento dos processos, e que são ligados a vários órgãos da administração estadual.

 

Leia também

Mulheres que denunciaram Marcius Melhem escrevem carta em apoio a funcionárias da Caixa

MÔNICA BERGAMO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mulheres que denunciaram o ex-diretor do departamento de humor da Globo...

Conta de água e esgoto vai ficar mais cara a partir de agosto no Espírito Santo

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) do Espírito Santo publicou, nesta quinta-feira (30), no Diário Oficial,...

Vereador Lemão Vitorino destaca importância da Associação de Vila Paulista

Na noite da última segunda-feira, 27/06/2022, o Presidente da Câmara de vereadores de Barra de São Francisco, Lemão...

Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou hoje (28)...

ES: mulher é encontrada morta dentro de casa

Uma mulher foi assassinada dentro de casa, no bairro Vila Bethânia, em Viana, na Grande Vitória. A informação...

Gestores Municipais que receberam as vacinas

Oi, gente, aqui é a Karina, e hoje tem mais um episódio do nosso podcast. O tema é...

50 mil pessoas passaram pela Festa do Produtor Rural de Jaguaré

  Um grande público passou pela 29ª Festa do Produtor Rural de Jaguaré e pela 4ª Feira de Agronegócios,...