Senadora deixa Podemos após partido vetar apoio à reeleição de Davi Alcolumbre

Rose de Freitas ainda não informou se vai para outro partido. Senadora do ES é autora de proposta que viabiliza reeleição para presidentes da Câmara e do Senado no próximo ano.

Senadora Rose de Freitas (ES) em sessão remota do Senado Federal — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A senadora Rose de Freitas (ES) anunciou, durante sessão do Senado desta quarta-feira (9), que pediu desfiliação do Podemos. As informações são de Gustavo Garcia e Sara Resende, do G1 e TV Globo Brasília.

A decisão foi motivada por divergências com a cúpula do partido sobre a possibilidade de reeleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para a presidência do Senado.

O mandato de Alcolumbre termina em fevereiro de 2021, mas o parlamentar do Amapá já articula uma reeleição para a principal cadeira do Senado.

Hoje, a Constituição prevê que a reeleição para a presidência da Câmara ou do Senado só pode ocorrer se houver mudança de legislatura – ou seja, no ano seguinte às eleições para deputado e senador. Como o mandato da presidência é de dois anos, existem duas eleições em cada legislatura.

Rose de Freitas é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada na última quinta (3), que torna a reeleição possível. O texto, que ainda não foi votado, autoriza os presidentes das duas Casas a serem reeleitos dentro da legislatura.

O problema é que o Podemos, partido em que Rose de Freitas está filiada, definiu posição contrária a essa possibilidade. A legenda estuda, inclusive, indicar candidato próprio para a presidência do Senado em 2022.

Se a PEC de Rose de Freitas for aprovada, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também poderá assumir um novo mandato à frente da Casa. O parlamentar, entretanto, tem dito que não pretende disputar a reeleição.

A possibilidade de reeleição já é tema de ação no Supremo Tribunal Federal, que não tem data para ir a julgamento.

Leia mais

Deputado protocola pedido para criação de CPI da cloroquina

Pedido foi apresentado nesta quarta-feira (29) por Rogério...

PA: Municípios paraenses recebem microscópios para auxílio no combate da malária

Com o objetivo de auxiliar na redução dos casos de malária no estado, a Secretaria de Saúde do Pará vai enviar 38 microscópios para...

Vila Pavão recebe materiais para combate ao coronavírus

O município de Vila Pavão recebeu na tarde...

PM que agrediu frentista no Espírito Santo apresenta nova licença médica e continua afastado

O sargento da Polícia Militar Clemilson Silva de Freitas, que foi flagrado por uma câmera de segurança agredindo um frentista em um posto de...

Leia também

Acidente entre carreta e dois carros deixa um morto na BR-101

Um acidente envolvendo uma carreta e dois carros deixou um homem morto na tarde desta quarta-feira (28) na BR-101, na altura da Serra, na...

Brasil: vereador é acusado de espiar mulheres trocando de roupa por buraco no teto

Um vereador de Varginha, em Minas Gerais, é acusado de espiar, por um buraco no teto, mulheres trocando de roupa em um banheiro do...

Prefeito de Anchieta Fabrício Petri exonera servidor que ofendeu adversários

O prefeito Fabricio Petri exonerou na tarde desta...

Inep registra mais de 15 mil candidatos inscritos na revalidação de diploma médico em 2020

Dos profissionais de medicina que vão participar do Revalida 2020, 51,8% são mulheres e 48,2% homens. Foto: Banco de imagens O número de inscrições confirmadas...