Senado aprova PEC que dá sinal verde a piso nacional da enfermagem

Compartilhe

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (2), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/2022, que dá segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. A PEC segue agora para a Câmara dos Deputados.

A matéria, que foi proposta após senadores e deputados aprovarem o PL 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750. Pela proposta, esta será a remuneração mínima a ser paga nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. No caso dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Por ter sido aprovada pelo Congresso Nacional sem fonte de recursos garantida, para evitar insegurança jurídica e o não cumprimento do piso, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou a PEC aprovada hoje. Sem esta, o pagamento do piso poderia ser suspenso pelos tribunais, sob o argumento de vício de iniciativa. Segundo Eliziane Gama, a PEC aprovada hoje replica o arranjo constitucional feito para o piso salarial nacional do magistério, previsto expressamente na Constituição e regulado por lei ordinária.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o piso salarial da categoria é uma luta histórica que pode corrigir disparidades na remuneração. Dados apresentados pelo Cofen destacam que mais de 1,3 milhão de profissionais serão diretamente beneficiados com a medida, pois recebem menos do que os valores estabelecidos no PL 2.564/2020, sendo 80% trabalhadores de nível médio, a grande maioria técnicos de enfermagem.

Senado aprova PEC que dá sinal verde a piso nacional da enfermagem

Leia também

Óculos, carteira e dinheiro são furtados dentro de carro na zona rural

Na tarde desta quarta-feira (29), durante patrulhamento tático motorizado, policiais militares foram solicitados para atender uma ocorrência de...

Vital 2022 abre venda dos ingressos na terça-feira

Depois de 16 anos de espera, o Vital se prepara para voltar a arrastar os foliões em Vitória....

PARANÁ: Mesmo com queda em 20 anos, taxa de mortalidade infantil no estado se aproxima da média nacional

Apesar de registrar queda em 20 anos, a taxa de mortalidade infantil no Paraná se aproxima da média...

Cidade terá dois feriados municipais e um ponto facultativo nesta semana

  Os feriados municipais do padroeiro São Pedro, celebrado na quarta-feira...

MG: mulher mata marido após ele chamá-la de “velha e gorda”

A polícia no município de Itajubá, no sul de Minas Gerais, prendeu duas mulheres, de 38 e 33...

‘Luz na Infância’: operação contra pornografia infantil cumpre mandados em 13 estados e seis países

  Fase anterior da Operação Luz da Infância, em 2020 — Foto: IGP/Divulgação O Ministério da Justiça e Segurança Pública...

Canção de veneciano é selecionada e vira trilha sonora de documentário

  Nova Venécia é um celeiro de talentos, e isso não há como negar. A vez, agora, é do...