“Sempre terá dinheiro para a Educação e vocês podem contar comigo”, afirma senadora em cerimônia do Ifes

Compartilhe

O evento, que também contou com a presença do governador Renato Casagrande e do ministro da Educação, Milton Ribeiro, reconduziu ao cargo de reitor do Ifes o professor Jadir Pela

Parceira do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) em toda sua trajetória política, a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) afirmou nesta quinta-feira, 18, “que tem recurso” e é obrigatório “ter dinheiro para a Educação”. Ela ainda concluiu: “E vocês podem contar comigo”.

A fala ocorreu em cerimônia que reconduziu ao cargo de reitor do Ifes o professor Jadir Pela, reeleito para exercer o posto entre 2022 e 2025. E num contexto no qual a senadora é presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional. Isto é, Rose lidera as definições do Orçamento do país.

A cerimônia, que aconteceu no espaço dos Galpões do IBC, em Jardim da Penha, Vitória, também designou a posse dos novos diretores gerais da instituição, bem como contou com a presença do governador Renato Casagrande, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, da vice-governadora Jacqueline Moraes, do senador Fabiano Contarato, do deputado federal Helder Salomão e de outras autoridades.

Em seu discurso, Rose afirmou: “Eu tenho muito orgulho de estar aqui com vocês. Deixo meu abraço porque vocês são muito maiores do que pensam. Sempre estive ao lado do Jadir (Pela) para ele fazer o que sabe de melhor: cuidar do Instituto. E nós não precisamos falar verdades na cara de ninguém, mas saber qual é a verdade para o Ifes continuar crescendo. Eu estou comprometida para que não falte nada para a instituição. Podem contar comigo”, disse.

Até o final – Aplaudida e cumprimentada por todos os servidores do Ifes, a senadora Rose foi a representante da classe política do ES que ficou até o final do evento, encerrado por volta da meia-noite. Dois momentos marcaram a cerimônia: o primeiro reconduziu Jadir Pela ao cargo e, após um intervalo de 20 minutos, os diretores da instituição tomaram posse.

Durante todo o evento, Rose conversou com os representantes dos Campi, anotou demandas, marcou novas reuniões e alinhou pedidos que já estão em andamento, trabalho que é assinatura da senadora. Foi resultado do empenho de Rose, por exemplo, a cessão do governo federal ao Ifes dos Galpões do IBC – exatamente onde aconteceu o evento –, para que a instituição instale um novo centro tecnológico.

Também foi após anos de persistência de Rose que o governo lançou a pedra fundamental do Ifes de Presidente Kennedy, com previsão para começar a funcionar em fevereiro de 2022. Além disso, entre diversas outras contribuições, há recurso direcionado pela parlamentar, ao lado da bancada federal, para as novas instalações do Ifes de Barra de São Francisco – instalações que foram inauguradas nesta sexta, 19.

A atuação da senadora foi reconhecida pelas autoridades presentes.

“Senadora Rose é uma inspiração. O seu entusiasmo, energia. Ela é uma inspiração pra gente”, elogiou o ministro Milton Ribeiro.

Casagrande completou: “Ela é presidente da Comissão de Orçamento. É uma posição importante. A Rose não se nega a ajudar o Estado do Espírito Santo”.

E o reitor reeleito do Ifes, Jadir Pela, finalizou: “Ela busca, fala, chuta a canela, trabalha. Gostaria de te agradecer por tudo”, Rose.

Leia também

Justiça determina que Renova volte a pagar auxílio emergencial a pescadores e agricultores

  Bombeiros durante buscas na barragem de Fundão, em Mariana — Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros A Justiça Federal intimou...

Moradores lamentam situação do esporte em Ecoporanga: “vacas e cavalos pastando dentro do campo”

  A imagem que um morador do distrito de Joassuba registrou dentro do campo de futebol “Jaime Matos” é...

ES: vazamento de gás causou explosão e desabamento de prédio, diz laudo

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo divulgou, na manhã desta terça-feira (5), informações sobre o laudo que...

Medidas de simplificação buscam incentivar setor aéreo nacional

O setor aéreo brasileiro ganhou um impulso a partir da publicação da Lei nº 14.368, que atualiza a...

PRESIDENCIÁVEIS: Ciro Gomes pretende recriar o Ministério da Indústria e do Comércio se eleito

O pré-candidato à presidência da república Ciro Gomes pretende recriar o Ministério da Indústria e Comércio, se eleito....

Repórteres da Globo que viralizaram após declaração de amor se casam no Rio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Repórteres da Globo que viralizaram após uma declaração pública de amor e que...

Tottenham anuncia a contratação do veneciano Richarlison

  O Tottenham anunciou, na manhã desta sexta-feira, a contratação do brasileiro Richarlison, que atuou pelo Everton nas últimas...