Seminário de pesquisa abordará cadeia produtiva de mamão no Estado

 

Na próxima quarta-feira (02), o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizará um seminário de pesquisa on-line, com o tema “Cadeia Produtiva de Mamão no Espírito Santo”. O evento será aberto ao público e transmitido, ao vivo, das 9h30 às 11 horas, no canal IncaperTV, no YouTube.

O seminário faz parte do projeto “Estudo da cadeia produtiva de alimentos e bebidas derivados da fruticultura”, financiado pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) Nº 20/2018 – Inovação para Gestão Pública e Competitividade das Empresas. Durante a pesquisa, foram entrevistados 1.261 produtores de frutas e 53 empresas no Espírito Santo, por meio de questionários para o levantamento de dados. Para as pesquisas sobre o mamão no Estado, especificamente, foram entrevistados mais de 90 produtores rurais e 14 empresas que envolvem exportação e agroindústrias.

O conteúdo será apresentado pelos pesquisadores do Incaper, Edileuza Galeano, David dos Santos Martins, José Aires Ventura e Renan Batista Queiroz.

Resultados e novas publicações

De acordo com Edileuza Galeano, coordenadora do projeto, os resultados das pesquisas realizadas serão disponibilizados em uma coleção com 11 publicações, que abordarão exclusivamente a cadeia produtiva de cada uma das frutas pesquisadas. No caso do mamão, está em andamento a publicação do livro “Cadeia Produtiva de Mamão no Espírito Santo”, com diagnósticos da produção, comercialização e outras informações pertinentes sobre a cadeia da fruta.

As próximas transmissões pelo canal IncaperTV contemplarão as culturas de banana e abacaxi.

Texto: Tatiana Toniato Caus

 


Leia mais

Leia também