Seminário ‘Da Ideia às Janelas’ debate como nasce um filme

O que acontece entre a ideia original de um roteiro e a chegada de um filme pronto nas telas para a audiência dos espectadores? Essa pergunta será respondida durante o Seminário “Da Ideia às Janelas – O Percurso do Audiovisual a partir do estudo de caso do longa-metragem ‘Os Incontestáveis’”. Trata-se de um ciclo de palestras on-line e gratuito, que acontece do próximo dia 12 até 16 de julho, das 14h às 18h, com transmissão pelo canal da Ladart Filmes no Youtube. (www.youtube.com/LadartFilmes). Durante a formação, será possível conhecer a cadeia de processos que deve ser cumprida para que um filme seja realizado e levado às telonas e demais janelas de exibição.

O fio condutor do Seminário é a experiência de realização de “Os Incontestáveis”, primeiro longa-metragem do cineasta Alexandre Serafini e primeiro filme de ficção capixaba a integrar o catálogo do Amazon Prime Video. Além do próprio diretor, outros profissionais envolvidos com as etapas de criação, produção e difusão do filme serão os palestrantes e dividirão seus conhecimentos com os participantes. São eles: Saulo Ribeiro, que foi o co-roteirista juntamente com Serafini; Ursula Dart, que foi a produtora executiva; Markus Konká, que foi um dos atores; e Carla Osório, que cuidou da distribuição e comercialização da obra. A introdução dos temas das cinco palestras dialogadas que compõem o Seminário ficará a cargo da jornalista e apresentadora Luana Esteves.

Segundo Alexandre Serafini, o Seminário é uma oportunidade para ficar por dentro de todo o ciclo de vida de uma obra audiovisual. “Percorreremos todas as etapas de construção de uma obra audiovisual. Entenderemos como é desenvolvida uma ideia, depois um projeto, passando pelas etapas de pré-produção e pós de um longa. Por fim, também serão abordados os processos de difusão, distribuição e comercialização. Os participantes receberão um conhecimento muito prático, calcado numa experiência concreta e recente, que foi a execução de ‘Os Incontestáveis”, e adaptável aos seus próprios projetos”, destaca.

No próximo domingo (11), um dia antes do Seminário, às 21 horas, os participantes, bem como toda a população capixaba, poderão assistir ao filme “Os Incontestáveis”, que será exibido pela TV Educativa do Espírito Santo (TVE-ES), tanto no canal de sinal aberto de televisão quanto nas redes sociais da emissora. 

Sobre “Os Incontestáveis”

Contemplado com o prêmio do edital de longa-metragem da Secretaria da Cultura (Secult), em 2014, “Os Incontestáveis” é um road movie que narra a saga dos personagens Bel e Mau, interpretados por Fabio Mozine (integrante Mukeka di Rato) e Will Just (integrante The Muddy Brothers). Eles são os anti-heróis protagonistas que embarcam em uma aventura familiar movida a conhaque, rock pesado, humor ácido e psicodelia. O elenco também conta com atores consagrados, como Tonico Pereira, Fernando Teixeira e Markus Konká.

“Os Incontestáveis” é uma obra que conseguiu concluir todo um ciclo de vida de uma obra cinematográfica. Foi lançado no circuito de festivais, no fim de 2016, selecionado para mais de 20 festivais em 14 países, lançado comercialmente em 2018, entrando em cartaz em 15 salas de cinema do Brasil e, em seguida, foi contratado por plataformas de streaming. Além do Amazon Prime Vídeo, o filme está disponível no Brasil nas plataformas Looke, Now, Vivo Play, Microsoft BR, YouTube Filmes, Google Play BR e, na América Latina, nas plataformas Microsoft Latam, Latam Klic MX e Totalplay.

O Seminário “Da Ideia às Janelas – O Percurso do Audiovisual a partir do estudo de caso do longa-metragem ‘Os Incontestáveis’” é uma realização da Ladart Filmes e foi contemplado pelo Edital de Artes Integradas/Lei Aldir Blanc da (Secult). 

 

Serviço:

 Seminário “Da Ideia às Janelas – O Percurso do Audiovisual a partir do estudo de caso do longa-metragem ‘Os Incontestáveis’”

Data: dias 12, 13, 14, 15 e 16/07

Horário: das 14h às 18h

Transmissão GRATUITA pelo canal da Ladart Filmes no Youtube. https://www.youtube.com/LadartFilmes

Exibição do filme “Os Incontestáveis”, de Alexandre Serafini 

Data: domingo – 11 de julho de 2021
Horário: 21 horas
Pela TVE-ES (TV aberta e nas redes sociais da TVE-ES)

 

Currículos dos palestrantes:

Alexandre Serafini – Diretor, produtor e roteirista, tem uma vasta experiência no campo audiovisual, tendo começado na área atuando como assistente de direção, antes de realizar as próprias obras, três curtas-metragens e um longa-metragem. Trabalhou também como produtor executivo de programas de teor cultural na TV Gazeta do Espírito Santo, afiliada da TV Globo, de 2005 a 2010. Foi presidente da ABD Capixaba, entidade que representa os realizadores de audiovisual do Espírito Santo, no período de 2011 a 2013. Em 2017 finalizou seu primeiro longa-metragem “Os incontestáveis”. Ele também dirigiu os curtas-metragens “O Observador”, “Raiz que Racha Rua” e “2 e meio”.

 

Ursula Dart – Sócia da Ladart Filmes, com foco na produção de filmes para cinema e séries documentais e ficcionais para TV, Ursula Dart traz em seu currículo diversos projetos audiovisuais nos quais atuou como diretora, diretora de produção, produtora executiva e diretora de fotografia. É curadora de festivais e mostras de cinema e participa de comissões de avaliação e júri de projetos, mostras e festivais como o extinto DOC TV, o Festival de Cinema de Vitória e o Festival de Cinema e TV de Muqui, além de ter idealizado e/ou produzido iniciativas como a Mostra Produção Independente, o Festival Itinerante Anima Mundi, a Mostra Documentos Autorais e o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do ES – Cine.ema. É mestra em Comunicação e Territorialidades, pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), especialista em Documentário de Criação (Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha), bacharel em Direito pela Ufes.

 

Saulo Ribeiro – É escritor que lida com várias linguagens, do roteiro de cinema a peças de teatro, além de romances e contos. Também é editor e gestor da Editora Cousa, onde publicou mais de 200 livros de diversos autores. Também tem vasta participação em comissões de seleção e curadoria. Participou do Arte da Palavra em 2018.

 

Carla Osório – É fundadora da Livres Filmes, empresa atua no desenvolvimento de produções independentes audiovisuais desde a sua concepção. Ela assina o argumento do documentário “Cidade de Deus – 10 anos depois”, documentário no qual atuou desde a criação, argumento à produção executiva e captação de recursos, além de planejar e executar a distribuição comercial em salas de cinema, VOD e TV. O premiado filme foi exibido em cerca de 80 festivais pelos 5 continentes. Nas salas de cinema, estreou em 24 cidades brasileiras e ficou 18 semanas em cartaz. Foi licenciado para a TV a cabo, o Canal Brasil (co-produtor do filme), e para o VOD: Netflix (Mundo), Amazon e Net Now (Brasil), além de ser exibido em mais de 100 cineclubes brasileiros.

 

Markus Konká – No cinema, participou de produções nacionalmente reconhecidas como “A Queda” (Ruy Guerra), “Eu Te Amo” (Arnaldo Jabor), dos capixabas “No Princípio Era O Verbo” (Virgínia Jorge) e “Mangue Negro” (Rodrigo Aragão), além de diversas outras produções audiovisuais. Na área do teatro, promove oficinas de expressão corporal e interpretação. Já́ dirigiu e atuou nos autos de natal dos municípios da Serra e de Vitória, além de inúmeras peças teatrais. Markus Konká tem 55 anos e recentemente ganhou o prêmio de melhor diretor do Festival Omelete Marginal.

 

Apresentadora

Luanna Esteves – É jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e cursou Produção Executiva para Cinema e TV na Academia Internacional de Cinema de São Paulo. É apresentadora e produtora do programa Em Movimento e do núcleo de Entretenimento da TV Gazeta (Globo ES) e atua como roteirista e produtora executiva em produções audiovisuais e eventos culturais.

  

Assessoria de imprensa: Paulo Gois Bastos / 27-98134 6831


Leia mais

Leia também