Seminário dá continuidade à reflexão sobre Busca Ativa Escolar junto aos municípios do Espírito Santo

Dando continuidade ao trabalho de Busca Ativa Escolar, aconteceu, nessa quarta-feira (12), o Seminário Estadual do Busca Ativa Escolar para profissionais da Região Norte do Espírito Santo. A iniciativa está sendo promovida pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/ES). Para atender de forma mais aproximada os municípios, o Seminário tem sido realizado de forma regionalizada.  

Na ocasião, foram apresentados dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre abandono escolar e protocolo de atuação na realização da Busca Ativa Escolar. Além disso, o principal objetivo do Seminário é firmar parceria com as Secretarias Municipais, fornecendo suporte e formação para que a Busca Ativa Escolar municipal seja estabelecida. 

Além dos Seminários, o trabalho em conjunto com os municípios e outras instituições tem sido feito por meio do Comitê Intersetorial de Busca Ativa Escolar e Trajetória de Sucesso Escolar. O objetivo é fortalecer o diálogo intersetorial para que possíveis entraves no desenvolvimento das atividades possam ser resolvidos. Compõem o Comitê as Secretarias da Educação (Sedu), Direitos Humanos (SEDH), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), da Saúde (Sesa), além do Conselho Estadual de Educação (CEE), da União de Dirigentes Municipais (Undime/ES) e do Ministério Público Estadual (MPES). 

Outra ação do programa é o Busca Ativa Estadual, que é o contato da equipe da Sedu com as famílias dos alunos desistentes de matrícula no ano de 2020 na Rede Estadual, visando a averiguar se estão vinculados a outras redes de ensino, uma vez que não estão mais vinculados à Rede Estadual. O objetivo é reinserir no ambiente escolar os estudantes que não estão matriculados no ano de 2021.  


Leia mais

Leia também