Semiárido: Região do Cariri será beneficiada com projeto de fortalecimento da cadeia de macaúba

A região do Cariri, no Ceará, será contemplada com um projeto para fortalecer a cadeia da macaúba. A iniciativa é do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), e da Embrapa Agroenergia, que realizaram reunião virtual nessa semana (26) para debater as atividades a serem desenvolvidas. 

Segundo o governo, a iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva da macaúba na agricultura familiar da região cearense por meio do desenvolvimento de tecnologias agrícolas para o cultivo da planta e de processos para o aproveitamento do fruto e valorização de coprodutos. 

Também são objetivos do projeto o levantamento do potencial produtivo do extrativismo da macaúba e a transferência das tecnologias e conhecimentos gerados. 

Nesta primeira fase do projeto, serão implantadas dez unidades de demonstração do cultivo da macaúba em sistema de integração em propriedades de agricultores familiares no município cearense de Barbalha (CE). 

Será criado um grupo de trabalho com representantes dos órgãos e entidades parceiras com o objetivo de estabelecer, de forma conjunta, a metodologia mais adequada para escolha dos agricultores participantes.

O ministério explica que a parceria com os agricultores familiares selecionados será oficializada por instrumento contratual durante a vigência do projeto, que tem previsão de duração de três anos, por meio do qual serão firmadas as contrapartidas entre Mapa, Embrapa e agricultor. 

Foto: divulgação/ Mapa

Leia mais

Turistas desobedecem ao isolamento, fazem churrasco na praia em Guarapari e ficam sem o carro

Turistas que escolheram uma praia escondida em Guarapari...

Covid-19: TCU solicita ao governo federal plano para vacinação da população; documento deve ser entregue em 15 dias

Com o avanço das buscas por uma vacina contra a covid-19, o Tribunal de Contas da União (TCU) demandou do governo federal um plano...

Sete pessoas vieram a óbitos em Guarapari, que já registra 151 casos confirmados do coronavírus

A Secretaria municipal Saúde de Guarapari, divulgou nesta...

Segunda etapa do Inquérito Sorológico tem início nesta quarta-feira (27)

Desta quarta-feira (27) até a sexta-feira (29), a Secretaria da Saúde (Sesa) vai realizar a segunda...

Leia também

Vila Pavão vacina quase três mil animais entre cães e gatos

Entre os dias 08 a 28 desse mês,...

Polícia Militar recupera motocicleta em Nova Venécia logo após ter sido furtada

Na noite do último domingo (27), policiais militares...

Veneciano é candidato a vereador em Rio Branco, capital do Acre

O empresário e farmacêutico veneciano, Alexandre Thomazini, tentará, pela segunda vez, uma vaga na Câmara de Vereadores do município de Rio Branco, capital do...