Sejus recebe representantes de esposas e familiares de presos

Os cuidados que o momento de pandemia da Covid-19 demanda fez com que a Secretaria da Justiça (Sejus) mudasse algumas rotinas, entre elas as visitas sociais, suspensas momentaneamente. Nesse momento, os procedimentos realizados no ambiente prisional visam também a prevenção e contenção da doença. O subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, recebeu um grupo formado por familiares de presos para apresentar as ações que têm sido tomadas, bem como para ouvir as demandas dessas famílias.

“A Sejus tem se empenhado para promover a segurança e contribuir com manutenção da saúde de todos no ambiente prisional. Esse encontro  nos permite explicar as medidas adotadas e conhecer os anseios e demandas dos familiares. Vamos manter esse trabalho em conjunto para que, ao final desse período, essas famílias tenham ainda mais confiança no trabalho que desenvolvemos”, informou.

O subsecretário lembra que, desde o início da pandemia, a Secretaria reforçou a limpeza das unidades prisionais e adotou medidas para prevenir que a doença entre internos e servidores. As equipes que atuam no sistema prisional receberam treinamento sobre a doença e atuaram como multiplicadores, repassando informações sobre prevenção e sintomas aos internos, inspetores e demais servidores dos presídios.

Todas as unidades prisionais contam com atendimento médico e celas de isolamento foram delimitadas em todas as unidades para acompanhamento dos apenados com sintomas gripais. Essas e outras medidas foram abordadas no encontro.

Membro da Comissão de Mães de Detentos do Espírito Santo, Margareth Francisco do Nascimento considera o encontro importante para a transparência e atualização dos familiares dos internos quanto às medidas adotadas para prevenção e controle do novo coronavírus no ambiente prisional.

“A Sejus sempre teve um diálogo muito aberto com os familiares de presos. A gente entende que a situação de hoje é um problema mundial e vemos que o sistema prisional está muito bem assistido. Nós estamos sendo informados, temos acesso e contato com os diretores dos presídios, sempre transparentes, e entendemos que a suspensão de visitas é primordial para o controle do Covid-19. Esse encontro com o subsecretário ajuda a aliviar a ansiedade e as preocupações das mães e esposas que estão aqui fora”, declarou.

Leia mais

Leia também