Sejus participa de encontro nacional de educação nas prisões e remição pela leitura

Compartilhe

A Secretaria da Justiça (Sejus) participa do Encontro Nacional de Gestores de Leitura em Ambientes Prisionais, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen), em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Biblioteca Nacional e Programa Fazendo Justiça. O evento acontece na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, com encerramento nesta sexta-feira (27).

No início da semana, servidores da educação que atuam no sistema prisional também participaram do Encontro Nacional de Educação para Jovens e Adultos em situação de prisão, também promovido pela Senappen. O evento teve a proposta de compartilhar experiência sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ofertadas nas unidades prisionais do País.

Segundo a gerente de Educação e Trabalho da Sejus, Regiane Kieper, o encontro discutiu as boas práticas em educação nos presídios. “Os temas apresentados nos dois eventos discutiram os desafios e as repercussões da educação para o sistema prisional. A educação é um assunto tratado com prioridade e atenção pela Secretaria da Justiça. Sempre buscamos conhecer boas práticas e experiências que agregam valor ao cumprimento da pena”, destacou Regiane Kieper.

O tema “A Leitura nos Espaços de Privação de Liberdade” tratou da remição de pena pela leitura, focando nos desafios enfrentados pelo Judiciário e pelo Executivo, com apresentação de projetos de diversos Estados da federação. A Sejus apresentou o projeto “Leitura para a vida”, executado em 14 unidades prisionais do Estado e realizado em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu).

Paralelamente ao projeto Remição pela Leitura, a Sejus oferta ensino regular na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para todo o sistema prisional do Estado. Atualmente, 3.220 alunos estão distribuídos em 218 turmas dos ensinos Fundamental e Médio. A educação faz parte do Programa de Ressocialização da Secretaria da Justiça.

“A educação nas prisões não se limita à construção de espaços de sala de aula. Precisamos discutir qual intervenção educacional fará a diferença na vida da pessoa privada de liberdade. Analisamos o que pode promover o desenvolvimento pessoal, levando em consideração as especificidades do ambiente prisional. Os encontros de gestores da educação nas prisões permitiram avaliar a política executada, identificar áreas que precisam de melhorias e a definição de metas. Isso assegura que os programas educacionais sejam eficazes e atendam aos objetivos estabelecidos”, explicou Regiane Kieper.

As atividades educacionais nas prisões é uma abordagem estratégica que beneficia não apenas os detentos, mas a sociedade como um todo, ao promover a reintegração social e a possibilidade da redução da criminalidade.

O Encontro Nacional de Gestores de Leitura em Ambientes Prisionais contou com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, com participação na Conferência Magna desta sexta-feira (27).  

Leia também

Comprovação de informações do FIES vai até esta quinta-feira (7)

Os pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (FiES) devem comprovar a documentação nas instituições em que foram aprovados. O...

Obras da área do Lago Jesus Cristo no bairro Vila Vicente, em Barra de São Francisco, continuam avançando

As obras do Lago Jesus Cristo, no bairro Vila Vicente, estão avançando onde em breve será um novo...

Evento no Espírito Santo discute inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência no mercado de trabalho

    São José tem mutirão para emissão de documentos para pessoas com deficiência; veja como se inscrever. — Foto:...

Equipe pedagógica da escola Dórico Cipriano recebe capacitação sobre combate a bactéria Escarlatina

Na manhã desta quarta-feira (06), o Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Dorico Cipriano, no bairro Vila Landinha,...

Prefeitura de Jaguaré entrega máquinas para Associação do Caximbal

    Na noite da última segunda-feira (04), autoridades de Jaguaré estiveram na cerimônia de entrega de um trator e...

Aparelho de mamografia já realiza média de 142 exames por mês ...

Inauguração do aparelho de mamografia na sede da Semus A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da...