Segundo caso do novo coronavírus é confirmado no Brasil

Coletiva de imprensa sobre o novo caso do coronavírus no Brasil.
– Foto:
Erasmo Salomão/MS

O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (29) mais um caso do COVID-19 no Brasil. Apesar da nova confirmação, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro. O paciente, assim como no primeiro caso, esteve na Itália. Ele possui 32 anos, reside em São Paulo e foi atendido no Hospital Israelita Albert Einstein na sexta-feira (28).

O homem chegou em São Paulo dia 27 de voo procedente de Milão (Itália), na região da Lombardia (norte do país), quando também iniciou os sintomas. No atendimento, foram relatados febre, mialgia (dor muscular) e cefaléia (dor de cabeça), ele recebeu a orientação de isolamento domiciliar, uma vez que o quadro clínico é leve e estável. O hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas.

Segundo relato, o paciente utilizou máscara durante toda a viagem de retorno ao Brasil e estava acompanhado da esposa, seu único contato domiciliar, que não apresenta sintomas. Ambos estão isolamento domiciliar e monitoramento diário pela Secretaria Municipal de São Paulo. A investigação de contatos próximos durante o voo e outros locais está em curso por meio das secretarias estadual e a municipal em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até este sábado (29), são 2 casos confirmados, 182 casos suspeitos e 71 casos descartados em todo o Brasil.

Todas ações e medidas seguidas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da OMS. Informações são divulgadas em coletivas e boletins epidemiológicos. Mais informações, acesse www.saude.gov.br/coronavirus.

Vigilância epidemiológica laboratorial

Todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional, são eles: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde, no Estado do Pará e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passará a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, para investigação do coronavírus. Deste modo, o Laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, cumpre as exigências e seus resultados serão considerados finais para encerramento dos casos em investigação. No entanto, o mesmo deverá encaminhar alíquota da amostra para o biobanco nacional de investigação do coronavírus.

Coronavírus no mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram confirmados 85.403 casos em todo o mundo. Destes, 2% (1.753) são casos novos. Atualmente, o coronavírus está confirmado em 54 países. Foram registrados 2.924 óbitos, representando uma letalidade global de 3,4%.

A China representa 93% (75.394) dos casos confirmados e 97% (2.838) do total de óbitos no mundo, representando uma letalidade de 3,6%.

Fora da China, temos 7% (6.009), sendo que, nas últimas 24 horas, foram mais 22% (1.318) de casos novos em 53 países, com 86 óbitos, representando uma letalidade de 1,4%.

No continente Americano, são quatro países com casos confirmados, sendo eles: Estados Unidos da América: 62 casos, sendo 3 novos; Canadá: 14, sendo 3 novos; México: 2 casos e Brasil: 2 casos, sendo 1 novo.

Com informações do Ministério da Saúde

Leia mais

Cientistas paraibanos estudam criação de medicamentos anticovid-19 por meio de plantas comestíveis

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Departamento Químico, vai participar de um projeto para desenvolver medicamentos anticovid-19 a partir de plantas...

Governo usa telemedicina para atender indígenas no Amazonas

Para facilitar o acesso de indígenas a atendimento médico, o Ministério da Saúde está testando um sistema de consultas pela internet. O projeto está...

De Barões da Pisadinha a Lionel Richie: sobra criatividade em jingles para as eleições municipais

Pode ser uma ideia original, a paródia de um sucesso musical antigo ou a carona no hit do momento. A fonte de inspiração pode...

Região Sul tem 29 prisões por boca de urna

Dados do boletim informativo das eleições municipais divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde deste domingo (15), apontaram o Paraná com o maior...

Leia também

Jornal informa morte de Maradona após mal súbito

De acordo com informações do Clarín, astro da seleção argentina e do Boca Juniors não resistiu a parada cardiorrespiratória e morreu aos 60 anos O...

Farmácia Básica vai fechar para balanço na tarde desta quinta-feira (26)

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia informa que a Farmácia Básica estará fechada para balanço do estoque de medicamentos nesta quinta-feira (26), das 11h...