Segunda etapa do Inquérito Sorológico tem início nesta quarta-feira (27)

Desta quarta-feira (27) até a sexta-feira (29), a Secretaria da Saúde (Sesa) vai realizar a segunda fase do “Inquérito Sorológico” – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19).

Nestes três dias, 146 equipes com três pesquisadores visitarão residências em 19 municípios capixabas – em áreas conhecidas como setores censitários, conforme metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A meta da Sesa é de que 5.840 pessoas participem da pesquisa nessa segunda etapa. Os municípios participantes serão: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

Segundo o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, é importante que a população continue receptiva ao trabalho das equipes. “Repetimos o apelo à toda população capixaba: quem tiver sua casa sorteada, receba bem a nossa equipe, permita que ela realize o trabalho, pois irá colaborar para que possamos conhecer a realidade mais apurada sobre essa pandemia no nosso Estado”, disse.

Para esta etapa haverá pequenas mudanças nos setores censitários dos 11 municípios com a maior população, que passaram por revisão e trocas. “Os motivos foram muitas casas e apartamento fechados, ou mudança do perfil do setor com muitos comércios e poucos domicílios”, explicou o gerente de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Amaral Cardoso.

 

Resultados da Primeira Etapa

Durante a primeira etapa, que ocorreu entre os dias 13 a 15 de maio, foram realizadas 6.670 testagens entre população sorteada, pessoas que tiveram contato do sorteado positivo e de pesquisadores. O estudo apontou uma prevalência de 2,1% da população infectada, o que representa uma estimativa 84.391 pessoas no Estado.

Próximas etapas do Inquérito Sorológico

– Etapa 3 

Data: 08, 09 e 10 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.

 

– Etapa 4 

Data: 22, 23 e 24 de junho

Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.

 

Informações sobre o Inquérito Sorológico:

Subsecretaria de Estado de Vigilância em Saúde
Contatos: (27) 98817-6973
notifica.es@saude.es.gov.br

 

Leia mais

Após obra de engordamento, erosão chama atenção na Praia de Camburi, em Vitória

Obra foi finalizada há dois meses. De acordo com a Prefeitura, a erosão é um processo natural de assentamento do material.

Homem é assassinado a tiros no bairro Altoé

Imagem ilustrativa Um homem foi assassinado a tiros na...

Coronavírus: 1º óbito confirmado em Água Doce do Norte na manhã deste domingo

Água Doce do Norte amanheceu de luto neste domingo, 17 de maio de 2020, pois infelizmente...

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste do país tem tempo quente e seco, nesta terça-feira (11)

O tempo segue quente e seco na região Centro-Oeste, nesta terça-feira (11), em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul....

Leia também

ES: advogado em surto esfaqueia homem e ameaça explodir apartamento

Policiais e e bombeiros estão no local. Caso aconteceu em um condomínio na Serra, na Grande Vitória. Por Daniela Carla, TV Gazeta Um advogado de 47...

Emerson Lima e Obedis podem ter candidaturas barradas pela justiça

O vereador Emerson Lima (PSD) e o ex-vereador Obedis Teixeira Martins (PSD) podem ficar de fora da disputa eleitoral este ano. Com problemas na justiça,...