Sefaz organiza primeira campanha de doação de sangue com servidores

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Desenvolvimento Fazendário (Gedef), está organizando a primeira campanha de doação de sangue para os servidores da Sefaz. A ação vai ser realizada, nesta sexta-feira (07), quando membros do Centro de Hemoterapia e Hematologia Doutor Marcos Daniel Santos (Hemoes) irão até a sede da Sefaz, em Vitória, fazer a triagem e coleta do sangue.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, destaca a importância da participação da equipe da Sefaz nesta campanha. “Doar sangue é um gesto de grande nobreza. Ainda mais neste período, em que houve redução no estoque de sangue disponível no Hemoes, mas que a necessidade continua alta”, comenta Pegoretti.

Antes de ser combinado um dia para a realização da coleta foi enviado um questionário para os servidores para levantar o número de pessoas disponíveis para doação. “De todos que responderam, 83% disseram ter disponibilidade para doar. Com esse número significativo, levamos a campanha à frente”, lembra a subgerente de Treinamento e Desenvolvimento da Sefaz, Maria da Penha Zanoni Brito.

As pessoas que não preencheram o questionário, mas tiverem interesse em fazer a doação também poderão realizar a coleta no mesmo dia. “Só pedimos que quem não preencheu o questionário nos procure na Gedef para organizarmos o melhor horário na agenda, já que estamos organizando as doações em diferentes horários para evitar aglomerações”, explica Maria da Penha.

A equipe do Hemoes ficará na sede da Sefaz, das 8h30 às 16h. A coleta vai ser feita no 10º andar, dentro da Gedef. Uma médica do Hemoes vai ser a responsável por fazer a triagem dos servidores que forem fazer a doação. “Com o Hemoes vindo até o prédio fica muito mais fácil para as pessoas doarem. Todo o cuidado será tomado e uma médica vai acompanhar todo o processo”, destaca Maria da Penha.

“Doar sangue é algo que faz bem tanto para quem doa quanto para quem recebe. Nós temos na Secretaria o programa Qualidade de Vida e quando a gente fala em qualidade de vida, ela tem que ser para quem está aqui dentro e também para quem está lá fora”, pontua a subgerente de Treinamento e Desenvolvimento.

HEMOES

De acordo com a diretora Geral do Hemoes, Marcela Murad, por causa da pandemia, as pessoas estão com um pouco de receio de ir até o hemocentro. Com isso, o Hemoes readaptou a forma de coleta externa. “Temos feito coletas em empresas, condomínios e, agora, na Secretaria da Fazenda. Com ela, conseguimos ir em mais lugares mantendo a mesma segurança para os doadores”, comenta.

Ainda segundo Marcela Murad, de janeiro a julho deste ano, o Hemoes recebeu 2.900 doadores a menos na comparação com o mesmo período do ano passado. “Doar sempre é importante, mas neste momento é ainda mais. E vale lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas”, ressalta a diretora Geral do Hemoes.

Quem tiver interesse em convidar o Hemoes para fazer a coleta de sangue num condomínio ou empresa, por exemplo, pode enviar um e-mail para o endereço capthemoes@saude.es.gov.br .

Para participar da campanha e ser doador de sangue é necessário:
– Trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar mais de 50 Kg; – Não estar em jejum; – Não consumir bebida alcoólica e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Leia mais

Boa Esperança confirma nona morte por Covid-19

A prefeitura de Boa Esperança, através da Secretaria...

Governo confirma prorrogação do auxílio emergencial até dezembro

Em visita ao Rio Grande do Norte, o...

Polícia flagra 24 bailes clandestinos durante o feriado prolongado na Grande Vitória

Durante o feriado prolongado de Independência, a Polícia...

Vereador do PT perde a eleição e tenta reduzir salários na Câmara

O vereador José Valdeci (PT), depois de oito...

Leia também

Modernização do Fundo de Telecomunicações vai destinar recursos para banda larga em escolas e conectividade nas zonas rurais

Universalizar a banda larga nas escolas públicas de todo o país até o fim de 2024 e ampliar a conectividade nas zonas rurais. São...

Novo marco regulatório do mercado de gás natural deve atrair investimentos para Santa Catarina

Santa Catarina está próxima de sediar um terminal para recepção de gás natural liquefeito, na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, que...

Projeto que moderniza Lei de Recuperação Judicial e Falência aguarda sanção presidencial

O Brasil tem hoje mais de sete mil empresas em recuperação judicial. Pelos cálculos do Ministério da Economia, a remontagem total de créditos ligada...

Gestores públicos ganham mais prazo para prestarem contas sobre repasses do Bolsa Família e Cadastro Único

O Governo Federal prorrogou o prazo para que gestores municipais e estaduais possam prestar contas sobre a utilização de recursos do Índice de Gestão...