Sefaz organiza primeira campanha de doação de sangue com servidores

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Desenvolvimento Fazendário (Gedef), está organizando a primeira campanha de doação de sangue para os servidores da Sefaz. A ação vai ser realizada, nesta sexta-feira (07), quando membros do Centro de Hemoterapia e Hematologia Doutor Marcos Daniel Santos (Hemoes) irão até a sede da Sefaz, em Vitória, fazer a triagem e coleta do sangue.

O secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, destaca a importância da participação da equipe da Sefaz nesta campanha. “Doar sangue é um gesto de grande nobreza. Ainda mais neste período, em que houve redução no estoque de sangue disponível no Hemoes, mas que a necessidade continua alta”, comenta Pegoretti.

Antes de ser combinado um dia para a realização da coleta foi enviado um questionário para os servidores para levantar o número de pessoas disponíveis para doação. “De todos que responderam, 83% disseram ter disponibilidade para doar. Com esse número significativo, levamos a campanha à frente”, lembra a subgerente de Treinamento e Desenvolvimento da Sefaz, Maria da Penha Zanoni Brito.

As pessoas que não preencheram o questionário, mas tiverem interesse em fazer a doação também poderão realizar a coleta no mesmo dia. “Só pedimos que quem não preencheu o questionário nos procure na Gedef para organizarmos o melhor horário na agenda, já que estamos organizando as doações em diferentes horários para evitar aglomerações”, explica Maria da Penha.

A equipe do Hemoes ficará na sede da Sefaz, das 8h30 às 16h. A coleta vai ser feita no 10º andar, dentro da Gedef. Uma médica do Hemoes vai ser a responsável por fazer a triagem dos servidores que forem fazer a doação. “Com o Hemoes vindo até o prédio fica muito mais fácil para as pessoas doarem. Todo o cuidado será tomado e uma médica vai acompanhar todo o processo”, destaca Maria da Penha.

“Doar sangue é algo que faz bem tanto para quem doa quanto para quem recebe. Nós temos na Secretaria o programa Qualidade de Vida e quando a gente fala em qualidade de vida, ela tem que ser para quem está aqui dentro e também para quem está lá fora”, pontua a subgerente de Treinamento e Desenvolvimento.

HEMOES

De acordo com a diretora Geral do Hemoes, Marcela Murad, por causa da pandemia, as pessoas estão com um pouco de receio de ir até o hemocentro. Com isso, o Hemoes readaptou a forma de coleta externa. “Temos feito coletas em empresas, condomínios e, agora, na Secretaria da Fazenda. Com ela, conseguimos ir em mais lugares mantendo a mesma segurança para os doadores”, comenta.

Ainda segundo Marcela Murad, de janeiro a julho deste ano, o Hemoes recebeu 2.900 doadores a menos na comparação com o mesmo período do ano passado. “Doar sempre é importante, mas neste momento é ainda mais. E vale lembrar que cada doação pode salvar até quatro vidas”, ressalta a diretora Geral do Hemoes.

Quem tiver interesse em convidar o Hemoes para fazer a coleta de sangue num condomínio ou empresa, por exemplo, pode enviar um e-mail para o endereço capthemoes@saude.es.gov.br .

Para participar da campanha e ser doador de sangue é necessário:
– Trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– Estar bem de saúde;
– Ter entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Pesar mais de 50 Kg; – Não estar em jejum; – Não consumir bebida alcoólica e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Leia mais

Jovem morre após ser atropelada em Piúma

Uma jovem de 24 anos morreu após ser...

Em pronunciamento na TV, Bolsonaro pede reabertura de comércio e escolas e fim do ‘confinamento’

O presidente Jair Bolsonaro pediu, em pronunciamento em rede nacional de televisão...

Ceasa realiza cadastro de interessados na comercialização do mercado da unidade

As Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) realizam o cadastro público caracterizado como de interesse...

Acidente entre caminhões na rodovia que liga Vila Pavão a Barra de São Francisco

Um grave acidente foi registrado nesta sexta-feira, 31 de julho de 2020, na rodovia que liga a sede de Barra de São Francisco à Vila Paulista....

Leia também