Sefaz organiza nova turma on-line de Disseminadores de Educação Fiscal

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) está organizando uma nova turma on-line do curso Disseminadores de Educação Fiscal. Segundo o auditor fiscal e supervisor de Educação Tributária, Thiago Duarte Venâncio, com 46 participantes, a turma piloto foi concluída em agosto e a previsão é de que a nova turma tenha início no dia 20 de outubro.

“Por conta da pandemia da Covid-19, nós precisamos organizar este curso para ser feito de forma on-line. Mas não sabíamos muito bem como seria. Fizemos esta primeira turma para testar a metodologia e participação dos cursistas e vimos que deu muito certo”, conta Venâncio.

“Entre os objetivos do curso está a criação de uma rede de disseminadores de educação fiscal, para que haja cidadãos mais conscientes sobre a importância socioeconômica dos tributos, sobre seus direitos e deveres, e que sejam capazes de entender e fiscalizar como os recursos públicos são aplicados”, comenta o supervisor de Educação Tributária.

Entre os participantes desta primeira turma estavam servidores da Sefaz do Espírito Santo e de outros estados, da Secretaria da Educação (Sedu) e de secretarias municipais de Educação, além do Grupo Nacional de Educação Fiscal, entre outros órgãos e instituições.

“O resultado desta primeira turma foi tão bom que dez projetos de Educação Fiscal foram desenvolvidos pelos participantes. Estes projetos poderão ser implementados em diferentes órgãos e instituições a serviço da sociedade. Além disso, poderão ser inscritos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal e também no Prêmio Estadual de Educação Fiscal, que será criado em 2021”, destaca Thiago Venâncio.

Segunda Turma

A segunda turma do “Disseminadores de Educação Fiscal” tem previsão de início para o próximo dia 20 de outubro, com certificação pela Sefaz de 40 horas para os que concluírem a primeira etapa ou de 100 horas para os que, além de concluírem a primeira etapa, desenvolverem Projeto de Educação Fiscal, cuja orientação será feita pelo Professor Estadual Arthur Sergio Rangel Viana e equipe da Supervisão de Educação Tributária da Sefaz.

O público-alvo desta turma é formado por profissionais das secretarias municipais de Educação e dos Núcleos de Atendimento ao Contribuinte (NACs). “A formação de gestores municipais e estaduais, bem como profissionais da educação é fundamental, não só para atingir os objetivos do curso, mas também contribuir para o aumento da arrecadação tributária”, afirma Venâncio.

Para mais informações sobre o Curso Disseminadores de Educação Fiscal, favor enviar e-mail para: eductrib@sefaz.es.gov.br.

Leia mais

Leia também