Sefaz e PGE vão montar Grupo de Aprimoramento Integrado em Defesa do Erário

Compartilhe

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), considerando a necessidade de promover uma atuação integrada e desburocratizada, vão montar um Grupo de Aprimoramento Integrado em Defesa do Erário. O objetivo, entre outros, é compartilhar dados entre os seus setores de inteligência e, dessa forma, otimizar os trabalhos de cobrança judicial e investigação tributária.

O gerente fiscal da Fazenda, Arthur Carlos Teixeira Nunes, explica que à Sefaz cabe desde a fiscalização até a autuação. Já à PGE cabe defender judicialmente os atos administrativos emanados da Sefaz. “Este grupo trabalhará em conjunto no aprimoramento de todo processo, por meio de propostas de mudanças em leis e decretos e ações conjuntas dos órgãos”, disse.

O gerente complementa, ao exemplificar a atuação conjunta: “no mesmo momento em que a Sefaz cassa uma inscrição estadual obtida de forma fraudulenta, a PGE solicitará judicialmente o bloqueio dos bens daquele fraudador.”

Portaria

A Sefaz vai compartilhar suas bases de dados de forma a auxiliar nas cobranças judiciais e a PGE  compartilhará sua base de dados para auxiliar nas investigações dos auditores fiscais. Até o final de julho, o grupo será formalizado por meio da publicação de uma Portaria Conjunta.

De acordo com a procuradora do Estado Erica Pimentel, da Procuradoria Fiscal da PGE, essa é uma agenda que fortalece ainda mais o trabalho de combate à sonegação que vem sendo desenvolvido, ao longo dos anos, pela PGE e pela Sefaz. “A Portaria Conjunta sobre ‘Inteligência Compartilhada’ é mais uma ferramenta fruto dessa parceria, que possibilitará a implementação de novos instrumentos para a defesa do erário público estadual”, afirmou.

 

Leia também

CRAS distribui 684 pacotes de absorventes em Monte Sinai e cadastra mais 34 famílias

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Habitação e Assistência...

Rota do Cordeiro promove o desenvolvimento de 225 municípios

As criações de cabras, carneiros e ovelhas são responsáveis por uma parte considerável da economia de estados do...

Livro que conta a vida e missão do Padre Luiz Carlos Meneghetti é lançado em Barra de São Francisco; confira as fotos

  O LIVRO “SERVIR NA COMPAIXÃO” foi lançado neste último sábado dia 13 de agosto de 2022, em Barra...

Multivix vai realizar feira para ajudar adolescentes na escolha da profissão

  Escolher o que vai fazer para o “resto da vida” quando ainda se é adolescente não é uma...

Programa Prefeitura em Ação realiza mais de uma centenas de atendimentos no interior

Quarenta e oito consultas pacientes hipertensos realizadas, três consultas de gestantes e 24 de pediatria, além de 23...

Ação de saúde foi realizada no distrito de Itaperuna no último sábado em Barra de São Francisco

Foi realizada no último sábado, 13/08, uma Ação de Saúde no distrito de Vila Itaperuna, na ação foram...

Como prevenir e tratar picadas de escorpião

O acidente escorpiônico ou escorpionismo é o quadro clínico de envenenamento provocado pela picada de um escorpião. Os...

Produtores de Barra de São Francisco atendidos com transporte produzem quase 800 kg de verduras e legumes

A Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), publicou no final da semana passada, um balanço das ações no mês...