Sedu esclarece dúvidas sobre o Programa EscoLAR

As aulas pela TV também valem para alunos da rede municipal?
Sim, se esse for o desejo da respectiva Secretaria Municipal de Educação. Na medida em que o conteúdo vem pela TV aberta, caso algum secretário municipal queira utilizar essa atividade remota, poderá fazê-lo sem nenhum problema.

Já Atualizei os canais e não apareceu o canal 8.2. Qual motivo?
Se apareceram os canais 8.3 e 8.4, possivelmente não é um problema de transmissão. Pode ser algum problema técnico.

Como fazer para copiar as explicações do professor pela TV, sendo que não tem pausa?
Essa forma de transmissão de conteúdo exigirá do aluno uma organização na forma de estudar. De todo modo, as aulas são reprisadas no dia seguinte, nos mesmos horários. As aulas são às segundas, quartas e sextas-feiras, com reprise nas terças, quintas e sábados. Os conteúdos também estarão disponíveis no site www.sedu.es.gov.br/escolar, no menu grade de programação, onde poderão ser consultados.

Utilizei todas as TVs e apenas uma funcionou, porém parte do vídeo estava sem som.
A dificuldade é na TV e não na emissão do sinal. De fato, houve um pequeno problema no canal 8.2, mas que já foi corrigido.

Como ficarão as aulas para os alunos que não têm acesso a TV e internet?
O EscoLAR é um programa de atividades não presenciais, em que as principais estratégias são a transmissão das aulas pela TV e pela plataforma Google Sala de Aula, que pode ser acessado pelo aplicativo EscoLAR. As escolas que identificarem alunos que não possuem nenhuma das duas alternativas farão, através de sua própria equipe, a estruturação de uma série de outras ações, para que não haja exclusão de nenhum aluno dos conteúdos.

Moro em zona rural onde só pega o canal local da Globo e os demais de São Paulo, e não temos TV aberta. O que fazer?
Infelizmente é um caso que não será atendido pelas duas principais estratégias.

Não tenho TV digital. Vou conseguir acessar?
O conteúdo que está sendo transmitido é digital, por essa razão, essas famílias possam ter a mesma dificuldade.

Mesmo atualizando a TV os canais não aparecem.
É muito importante que as pessoas façam as atualizações novamente para tentar todas as possibilidades técnicas.

Quando cliquei na TV para assistir a aula não tinha matéria para a idade da minha filha.
Há uma programação por série/ano. É necessário sintonizar no horário e data, de acordo com a série/ano do aluno. A programação está disponível no site do EscoLAR (www.sedu.es.gov.br/escolar, no menu grade de programação).

As aulas foram pré-disponibilizadas aos professores no Youtube, será sempre assim? Qual a alternativa para os professores que não têm acesso a TV.
Para que os professores ficassem cientes das primeiras aulas, os conteúdos foram disponibilizados no Youtube previamente. Porém, a partir de agora só será disponibilizado após a transmissão pela TV. A alternativa é o acesso ao Google Sala de aula através do aplicativo EscoLAR, que já está disponível no Google Play.

Sou intérprete de libras. As primeiras aulas não contaram com intérprete. Como os alunos surdos irão estudar?
Os primeiros conteúdos vieram sem interprete de Libras. A expectativa é que as próximas aulas sejam transmitidas com interprete.

Essas aulas serão contabilizadas como dias letivos?
Inicialmente as aulas não serão contabilizadas como dia letivo. A proposta é uma alternativa para que os alunos tenham acesso a conteúdos durante o período da pandemia.

Leia mais

Receitas médicas têm prazo de validade ampliado durante pandemia

Receitas de medicamentos simples e de uso contínuo tiveram a validade ampliada, a extensão de prazo não se aplica ao receituário de medicamentos controlados....

Vídeo mostra vermes na areia da Praia de Camburi, em Vitória

Vídeos mostrando uma possível contaminação de vermes na areia da praia de Camburi, em Vitória, circulam na internet desde a manhã desta quarta-feira (24). Nas...

Polícia apreende mais de R$ 4 mil durante operação em Nova Venécia

Uma operação integrada entre a Polícia Militar e...

Leia também

Lançado programa Mineração e Desenvolvimento que vai estimular retomada do País

Palavras do Ministro de Estado de Minas e Energia, Almirante Bento Costa Lima Leite Albuquerque Junior. Foto: Carolina Antunes/PR O Governo Federal lançou, nesta segunda-feira...

Eleições 2020: A disputa nas terras do garimpo de minérios

A extração de minério pelo Brasil gera uma enorme quantia de recursos para a região de onde os diversos tipos de minerais são garimpados....

Ministério da Saúde libera recursos para 77 municípios

O Ministério da Saúde repassou R$ 21,3 milhões para 77 municípios reforçarem o enfrentamento à Covid-19 nas comunidades e favelas. Entre os objetivos do...

Conselhos de direitos dos idosos vão poder emitir declaração de funcionamento para instituições de longa permanência

Conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa ou de assistência social vão poder emitir declaração de funcionamento das Instituições de Longa Permanência...