Sedu divulga resultado do processo seletivo para integrar o Grupo de Estudos para Enfrentamento ao Racismo nas Escolas

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Educação no Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ) divulgou, nesta terça-feira (04), o resultado do processo seletivo para profissionais atuarem no Grupo de Estudos para Enfrentamento ao Racismo nas Escolas (GEERE). Confira AQUI. 

O GEERE é uma das ações estratégias pedagógicas do Programa de Enfrentamento ao Racismo nas Escolas da Rede Pública Estadual, desenvolvido pela Comissão Permanente de Estudos Afro-brasileiros (CEAFRO), vinculada à Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), da Sedu.

O objetivo do GEERE é incorporar nos currículos escolares conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileira e indígena, atendendo ao Plano Estadual de Educação (2015). Dessa forma, espera-se implementar ações educacionais, nos termos das Leis nº 10.639, de 2003 e 11.645, de 2008, visando a apoiar a formação continuada dos educadores na temática étnico-racial, bem como estimular a realização de práticas pedagógicas para enfrentamento do racismo, do preconceito e da discriminação no ambiente escolar.

O Grupo de Estudos acontecerá na modalidade a distância (EaD), por meio de plataforma virtual, em encontros realizados mensalmente para discussão e debate de textos que serão disponibilizados previamente em formato PDF aos participantes.

Serão abordadas questões relevantes para a desconstrução de práticas discriminatórias e preconceituosas no cotidiano escolar, entre elas as análises sobre o papel social do negro e do indígena na sociedade brasileira, apoiando-se na contribuição de autores contemporâneos que têm se dedicado ao estudo desses conceitos e, em especial, na educação.

Leia mais

Leia também