Sedu disponibiliza versão preliminar do Currículo do Espírito Santo – Etapa Ensino Médio

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, disponibilizou para a Rede Estadual e Municipais a versão preliminar do Currículo do Espírito Santo – Etapa Ensino Médio, com vídeos explicativos dos Aprofundamentos por área e entre áreas de conhecimento, além do Itinerário de Formação Técnica e Profissional. Os vídeos foram gravados pelos professores coordenadores de suas respectivas áreas de conhecimento.

Confira: https://curriculo.sedu.es.gov.br/curriculo/documentos.

O material irá ajudar no entendimento e nos estudos acerca do documento curricular pertinente à Etapa do Ensino Médio. O Currículo do Espírito Santo – Etapa do Ensino Médio – está dividido em duas partes: uma é a Formação Geral Básica, que corresponde às aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem adquirir ao final da educação básica conforme preconizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e, a outra, corresponde aos Itinerários Formativos (parte diversificada e flexível do documento curricular) e que são constituídos pelos componentes integradores,  a saber: Projeto de Vida, Estudo Orientado e Eletiva e também dos Aprofundamentos.

Os Aprofundamentos correspondem ao conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes poderão escolher conforme seu interesse para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.

A Assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental, Aleide Cristina de Camargo, reforçou o quão importante é para os profissionais das redes envolvidas a apropriação do documento curricular do Ensino Médio por diretores, pedagogos, professores e todas as escolas, em especial às unidades escolares que ofertam o 9º ano do Ensino Fundamental, tendo-se em vista a necessidade de uma divulgação para os estudantes deste ano sobre as mudanças estruturais do Novo Ensino Médio.

“É de fundamental relevância que os profissionais da educação das redes municipais e estadual tenham conhecimento deste documento consolidado pela Lei N. 13.415, de 2017, e organizado por meio da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio para o nosso Estado. Está em nossas metas a ampla divulgação do documento curricular e dos vídeos explicativos dos Aprofundamentos nas escolas”, disse Aleide Cristina de Camargo.

Para mais informações, contatar a Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental pelos telefones (27) 3636-7838 ou 3636-7842, ou pelo e-mail currículo@sedu.es.gov.br.


Leia mais

Leia também