Sedu começa a avaliar estudantes da rede estadual do Espírito Santo

A Secretaria da Educação (Sedu) do Espírito Santo começa nesta quarta-feira (15) as avaliações dos alunos apra saber o que eles aprenderam até o momento, já que desde março foram suspensas as aulas presenciais nas escolas.

As avaliações diagnósticas visam identificar as aprendizagens e as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 2019.

Segundo a Sedu, será um importante momento para levantar evidências e identificar possíveis defasagens de aprendizagens e, a partir da análise dos resultados, ter uma melhor compreensão da turma em relação às habilidades consolidadas.

Ainda de acordo com a secretaria, os resultados vão nortear o planejamento, as propostas de intervenções pedagógicas e a continuidade do processo educativo.

As avaliações não serão pontuadas e poderão ser realizadas pelos estudantes em casa, no formato on-line. Aqueles que não tiverem acesso à Internet poderão realizá-las na escola, por meio de equipamentos na unidade de ensino, ou ainda, no formato impresso, caso haja necessidade.

Todo o processo de realização das avaliações pelos estudantes será monitorado pela direção escolar e pela Subgerência de Avaliação Educacional da Sedu.

“As respostas das avaliações realizadas no formato on-line serão coletadas automaticamente por uma plataforma de resultados, já as realizadas de forma impressa, deverão ser lançadas pelo professor aplicador na referida plataforma. Os resultados serão analisados e disponibilizados para as escolas por meio de relatórios categorizados por turma, possibilitando identificar as habilidades desenvolvidas e as não consolidadas pelos estudantes”, afirmou a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Isaura Nobre.

Cronograma

Os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, que são o público-alvo das avaliações diagnósticas neste momento, deverão seguir um cronograma que será direcionado por componentes curriculares para cada etapa de ensino.

  • 15 a 20/07: língua Portuguesa e matemática, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9ª ano) e Ensino Médio (1º a 3° ano)
  • 22 a 27/07: filosofia e sociologia, para o Ensino Médio (2º e 3º anos), e inglês para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano)
  • 29/07 a 03/08: história e geografia, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano)
  • 5 a 10/08: ciências, para estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e de física, química e biologia para estudantes do Ensino Médio (1º ao 3º ano)

Informações sobre as avaliações

  • Local:

Aluno poderá realizar as avaliações em casa (no formato on-line) e na escola (formato on-line ou impresso).

  • Acesso:

O link de acesso estará disponível, a partir desta quarta, dentro de cada turma no Google Sala de Aula.

  • Monitoramento:

A direção escolar poderá monitorar a realização das avaliações dos estudantes; e a equipe da Subgerência de Avaliação Educacional também realizará o monitoramento de toda a rede estadual.

  • Resultados:

As respostas das avaliações realizadas no formato on-line serão coletadas automaticamente, já as realizadas de forma impressa, no retorno das aulas presenciais, deverão ser lançadas pelo professor aplicador na referida plataforma. Após a realização das avaliações de todos os componentes curriculares previstos, as escolas receberão relatórios categorizados por turma, possibilitando identificar as habilidades desenvolvidas e as não consolidadas pelos estudantes.

 

Leia mais

Indígenas e quilombolas terão desconto integral nas contas de energia

Isenção beneficia consumidores da tarifa social do pagamento pelo consumo de até 220 kWh/mês. –...

TSE nega pedido para adiar prazo para filiação partidária

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral negou, nesta quinta-feira (19/3), um pedido para adiar o prazo final de filiação partidária diante da pandemia do...

Ecoporanga confirma primeira morte por coronavírus

A Prefeitura de Ecoporanga, por meio da Secretaria...

ES: caminhoneiro fica preso às ferragens após bater em ônibus

Um caminhoneiro ficou ferido em um acidente na noite deste domingo (11) na Rodovia do Sol, na altura de Itaparica, em Vila Velha, na...

Leia também

Mais de 4 mil municípios recebem R$ 1,5 bilhão para investir na cultura

Até junho de 2019, 75% dos municípios, ou 4775 cidades brasileiras, completaram 12 anos sem recursos do Governo Federal para políticas públicas na área...

Oito equipes vencem o Inova Senai 2020

Com propostas de soluções para demandas reais da sociedade e da indústria brasileira, estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) desenvolvem projetos inovadores ao...

Plano Novo Normal Paraíba mostra aumento de transmissão da Covid-19 no estado

A 13ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba revela que houve aumento na taxa de transmissão da Covid-19 nos últimos 15 dias. A avaliação...

Número de empregados na agricultura fica normalizado

Após o primeiro impacto causado na economia e no mercado de trabalho devido à pandemia do novo coronavírus, o número de empregado no setor...