Sedu anuncia repasse de mais de R$ 12 milhões para escolas se prepararem para a volta às aulas

A Secretaria da Educação (Sedu) vai repassar mais de R$ 12 milhões em recursos financeiros para as escolas da Rede se prepararem para a volta às aulas presenciais.

De acordo com a secretaria, serão adquiridos itens de prevenção e controle da transmissão da covid-19. O recurso será repassado aos conselhos de escola, por meio da conta do Programa Estadual de Gestão Financeira Escolar (Progefe). A Portaria Nº 078 foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (15).

A aquisição e o recebimento dos itens para fins de prevenção à doença serão providenciados antes do início das aulas na forma presencial, que ainda não tem data definida.

As unidades escolares irão providenciar, também, um termo individual de recebimento do kit aos seus alunos e servidores. O responsável pelo aluno e os servidores da escola deverão assinar o termo, ao receber o kit.

Ainda de acordo com a Sedu, a Subsecretaria de Administração e Finanças (Seaf) da Sedu encaminhará Comunicado Interno aos Conselhos de Escolas, com orientações quanto aos itens e seus quantitativos referenciais a serem adquiridos.

Confira a Portaria Nº 078.

Volta às aulas ainda sem previsão

Durante entrevista coletiva na última sexta-feira (10), o governador Renato Casagrande destacou que as aulas continuam suspensas até o final deste mês.

“As aulas estão suspensas até o dia 31 e vamos ter que avaliar isso a partir do dia 20. Precisamos observar dia a dia e analisar os dados”, disse o governador.

Segundo a Sedu, o retorno das atividades presenciais depende de um parecer da Secretaria de Saúde, que após análise do comportamento da pandemia no Estado, vai determinar um prazo para o retorno.

Em entrevista à Pan News Vitória, nesta semana, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, falou sobre a possibilidade de as aulas presenciais retornarem em algumas regiões do Espírito Santo e em outras não. A Secretaria de Educação (Sedu) ainda vai avaliar o mapa de risco para definir como será esse retorno.

“Esse é um cenário que a gente precisa ter em mente. Ainda que a gente volte, todo mundo junto, eventualmente em alguma região pode haver uma mudança do nível de contágio e na dinâmica do vírus. E aí você não vai fechar a rede no Espírito Santo toda, ao invés de controlar apenas aquela região”, disse Vitor.

A retomada das aulas presenciais, segundo o secretário, depende do protocolo da Secretaria de Saúde e do comportamento da pandemia ao longo dos dias, por isso ainda não é possível cravar uma data para o retorno.

Leia mais

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Sul tem pancadas de chuva isoladas neste domingo (18)

Neste domingo (18), o transporte de ar quente e úmido da região Amazônica segue presente na região Sul do país e alcança o Rio...

DHPP de Vitória faz operação e prende suspeitos de homicídio

A equipe da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vitória realizou uma...

ES: caixa abre 12 agências neste sábado para saque de auxílio emergencial e FGTS

A Caixa Econômica Federal abre 12 agências no Espírito Santo neste sábado (8) para atendimento de beneficiários do auxílio emergencial de RS 600 e...

Leia também

Espírito Santo chega a 4.186 mortes e 169.158 curados com 182.855 casos confirmados de Covid-19

O Espírito Santo registrou, até esta quarta-feira (25), 4.186 mortes por Covid-19. O número de casos confirmados chegou a 182.855. O índice de letalidade...

Vereador do PT perde a eleição e tenta reduzir salários na Câmara

O vereador José Valdeci (PT), depois de oito...

EDP alerta: 50 mil famílias podem perder o desconto da Tarifa Social

Tarifa Social de Energia Elétrica: EDP orienta sobre o desconto Um levantamento aponta que cerca de 50 mil famílias podem perder o benefício por...

Espírito Santo tem 30 mil testes de Covid-19 que vencem em dezembro; Sesa diz que todos serão usados antes

  Espírito Santo tem em estoque aproximadamente 30 mil testes para Covid-19 com data de vencimento de 19 de dezembro — Foto: Divulgação/Sesa O Espírito Santo...