SEDH realiza palestra sobre políticas para mulheres nos ‘16 Dias de Ativismo’

Compartilhe

A subsecretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Juliane Barroso, ministrou uma palestra, na última sexta-feira (26), no espaço da Associação GOLD, no Centro de Vitória, abordando o tema da violência contra as mulheres e as iniciativas do Governo do Estado no enfrentamento destes índices. A atividade fez parte da programação da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) na campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que vai até o próximo dia 10 de dezembro.

A palestra foi apresentada para parte da equipe da Associação GOLD, no espaço chamado Aconchego (Centro de Cidadania e Formação LGBTI+). Na apresentação, a subsecretária Juliane Barroso fez um breve histórico sobre a luta pela igualdade de direitos para as mulheres até os dias atuais e também expôs dados relacionados aos casos de violência doméstica e de feminicídio no Estado do Espírito Santo.

“Pude falar um pouco sobre as desigualdades e a luta das mulheres por direitos ao longo das décadas. Embora já tenhamos várias conquistas, ainda é preciso continuar. Também pude expor um pouco sobre as diversas compreensões acerca dos movimentos feministas ao longo da história, como, por exemplo, esclarecer que nem todos os movimentos de mulheres são feministas, mas que todos são muito necessários”, disse a subsecretária.

Juliane Barroso também explicou a importância das políticas públicas no enfrentamento à violência contra as mulheres, debatendo a Lei Maria da Penha e o canal de denúncia 180, da Central de Atendimento à Mulher.

Também destacou o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo e o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, ambos institucionalizados nesta gestão do Governo do Estado. “Estes dois documentos são norteadores para a promoção de políticas para as mulheres no Espírito Santo”, enfatizou a subsecretária.

Ela finalizou a atividade detalhando a atuação da SEDH, por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, e da rede de organismos governamentais que atuam no enfrentamento à violência, ilustrando com iniciativas já desenvolvidas.

Campanha

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e dos poderes públicos. Desde a primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, o movimento se inicia no dia 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e se estende até o dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No Espírito Santo, a mobilização anual reúne diversos setores públicos e organizações no enfrentamento da violência contra mulher.

Leia também

Bueiro é construído no Santa Angélica, agora, são 81 em um ano e seis meses

A secretaria de Transportes e Estradas da prefeitura de Barra de São Francisco, com seus funcionários construíram mais...

Operação ‘Luz na Infância 9’ detém quatros homens em flagrante no Espírito Santo

Por Brenda Corti A Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou, na manhã dessa quinta-feira (30), a...

Curral Intermunicipal de Leilões no Polo Industrial está em fase de conclusão

O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos anunciou, logo no início do seu mandato a...

Apostas feitas em Barra de São Francisco, Colatina e Nova Venécia fazem a quina da Mega-Sena; veja o prêmio

O concurso 2.497 da Mega-Sena foi realizado na noite de sábado (2), no Espaço da Sorte, em São...

Amostras de café passam por avaliação no 1º Concurso do Café Conilon de Jaguaré

  O primeiro Concurso de Qualidade do Café Conilon de Jaguaré realizou nesta quinta-feira, 30, a etapa de degustação...

Brasil encerra Pan de Ginástica de Trampolim com nove medalhas

O Brasil encerrou nesta terça-feira (28) a participação no Campeonato Pan-Americano de Ginástica de Trampolim, realizado na Arena...

Estudo propõe termos mais simples para reclassificar obesidade

Um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP) propõe um novo tipo...

Operação apreende 15 toneladas de carne de origem clandestina no Espírito Santo

Uma operação da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) da Polícia Civil e Instituto de Defesa Agropecuária...