SEDH convida Organizações da Sociedade Civil para reunião de apresentação do projeto dos Centros de Referência das Juventudes

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), vai lançar um edital público de seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para implementação e gestão de 12 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) nos municípios capixabas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

As entidades interessadas estão convidadas a participarem de uma reunião on-line, no próximo dia 26 de março, às 14h, para apresentação do projeto dos Centros e informações sobre o processo de seleção.

Para acessar a reunião, basta clicar no link: https://bit.ly/3vHm9qO. Organizações da Sociedade Civil de qualquer município do Brasil podem participar.


Os Centros de Referência das Juventudes

Os Centros de Referência das JuventudES (CRJs), principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, estão em fase de implementação. Serão espaços de integração social e potencialização da faixa populacional que mais sofre com os índices de violência: as juventudes, sobretudo as juventudes negras. Serão 14 CRJs em funcionamento até 2021, com capacidade para atender, anualmente, uma média de 65 mil jovens.

Os Centros de Referência das JuventudES funcionarão nos seguintes municípios: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari. Os dois primeiros Centros serão implementados nas regiões do Polígono Feu Rosa – Vila Nova de Colares – Ourimar, 
na Serra; e na Região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha. 

Buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens, o CRJ ofertará uma gama de serviços, incluindo o acompanhamento integral de jovens para a construção de Planos de Vida e Trabalho, tendo como princípios o respeito à diversidade e ao diálogo. Disponibilizará ainda espaços de trabalho compartilhado, com laboratório temático para geração de renda (LABPoca), oficinas, eventos artístico-culturais e esportivos, vivências extra territórios, passagens interestaduais, entre outros, tendo a gestão compartilhada como premissa, e se configurando como a principal entrega pública para as juventudes já realizada no Espírito Santo.

Os Centros de Referência das JuventudES são fruto de uma parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Programa Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência. Ele foi retomado, no início de 2019, com o eixo policial, e, em setembro, foi lançado o eixo de Proteção Social, cujo projeto dos Centros de Referência das Juventudes faz parte.

“O programa Estado Presente entende que a violência é multifacetada, é um fenômeno que se enfrenta não só com a polícia, mas também com ações de cidadania, cultura, educação e lazer. É isso que, desde o início desta gestão, estamos fazendo por meio do eixo social, com projetos de muito sucesso no nosso Governo”, afirmou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

O eixo de Proteção Social do Programa inclui 37 projetos que estão sob gerenciamento da SEDH e coordenação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP).

Leia mais

Leia também