Sedes realiza primeira reunião com foco em compras governamentais

 Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) realizou por meio de videoconferência, na manhã desta quarta-feira (04), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) voltado para o apoio na definição de estratégias, que visam ao fomento das compras governamentais do Estado do Espírito Santo. 

A assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz, que coordena a iniciativa, falou sobre a importância do encontro. “A primeira reunião foi propícia para integrar as entidades participantes e conhecer as iniciativas, que estão em andamento nos órgãos, referentes às compras públicas. Além disso, a videoconferência foi importante para apresentar o escopo de dois projetos, que visam a trazer competitividade às empresas capixabas, bem como promover o desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou. 

Fabrine Schwanz destacou que as compras governamentais representam, em média, 12,5% do PIB brasileiro, segundo o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Promover ações que contribuam para dar acesso aos fornecedores capixabas às compras do Governo do Estado certamente irá favorecer o processo de retomada econômica do Espírito Santo, decorrente dos impactos sofridos pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”, disse a assessora.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, um dos objetivos do Grupo de Trabalho é mapear a realidade das compras governamentais do Estado. “Instituímos o GT com o intuito de fortalecer as compras públicas, propor estratégias para ampliar o acesso das empresas capixabas, especialmente dos micro e pequenos negócios, às compras públicas, além de propor capacitações destinadas aos fornecedores locais e servidores que atuam na área”, ressaltou Kneip. 

Entre os presentes à reunião estiveram o coordenador suplente da Secretaria de Desenvolvimento, Guilherme Coelho; Marcos Américo Villas Bôas, da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); Aline Zanoni Batista e Bernardo Buteri, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Julierme Gomes Tosta e Andressa Buss, da Secretaria da Fazenda (Sefaz); Estevão Mascarenhas Zamprogno, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); Francyele Gomide e Hugo Tóffoli, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Alcio de Araujo, do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes); Victor Nunes Toscano, da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e Luciana Lopes Pinheiro, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). 

Texto: Carolina Moreira

 

Leia mais

Leia também